Esse truque de 5 minutos vai ajudar você a dormir mais rápido

25/01/2019 às 07:002 min de leitura

Para muita gente, é certeiro: é encostar a cabeça no travesseiro para o cérebro começar a viajar longe. Dos boletos para pagar até os rolinhos e os crushs, daquela mancha no teto que até então não tinha sido percebida até a agenda do dia seguinte: tudo passa na cabeça, e o sono tarda a chegar.

1

Para além dos tradicionais apagar as luzes, manter o ambiente silencioso e nada de TV ou celular no quarto, uma nova descoberta vai ajudar quem não consegue desligar a mente a dormir mais rápido com um truque que leva menos do que 5 minutos.

Pesquisadores da Baylor University perceberam que organizar as ideias antes de ir para a cama ajuda e muito a melhorar a velocidade em que você de fato dorme, depois de ter deitado.

Em um estudo feito com 57 voluntários — a maior parte deles na faixa dos 20 anos , eles propuseram que os participantes fizessem um exercício antes de dormir, divididos em dois grupos. Um deles teria que anotar tudo que fosse necessário lembrar no dia seguinte; já o outro, tudo o que havia sido feito no dia anterior.

2

Essa tarefa tomava apenas alguns instantes de cada participante, e os pesquisadores perceberam que os sujeitos que faziam isso dormiam 10 minutos mais rapidamente do que os que não faziam.

Ao que parece, normalmente passamos dia todo agindo e respondendo a demandas e não tiramos tempo para refletir sobre o que fizemos e organizar as ideias para os próximos passos. É aí que entra a vantagem do ato de escrever: ajuda a fazer as duas coisas enquanto ainda estamos com os neurônios a mil.

3

Será que as meninas e os meninos que mantinham diários na adolescência dormiam melhor? Essa ideia de escrever coisas antes de dormir não é nova, afinal. Mais do que isso, diversos estudos em outras áreas mostram que tirar as ideias da mente e colocá-las no papel ajuda em pontos como a redução da ansiedade, a melhora na capacidade de absorção da informação e a intensificação do aprendizado.

Você já tentou? Conte para a gente nos comentários se essa tática o ajuda a dormir melhor ou se você tem algum alguma outra estratégia infalível!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: