Qual é o melhor jeito de esquentar a batata frita sem perder a crocância?

08/07/2018 às 08:011 min de leitura

Aquele segundo round da refeição algumas horas depois do primeiro ou então deixar o restante da comida para o dia seguinte às vezes proporciona pratos ainda mais deliciosos do que na primeira vez que provamos. Mas existem alguns alimentos que, quando requentados, perdem muito no sabor. Esquentar batata frita, por exemplo, quase nunca dá certo.

Mas, por que será que elas ficam tão molengas e massudas quando estão frias e continuam assim quando as esquentamos?

O processo de fritura das batatinhas palito inclui mergulhar em óleo fervendo, o que faz com que elas fiquem crocantes por fora e macias por dentro. Quando começam a esfriar, elas amolecem por fora, então faria algum sentido se, ao esquentá-las no micro-ondas, elas voltassem a ficar crocantes, certo? Errado.

O micro-ondas as faz ficar ainda mais molengas, por conta do processo molecular envolvido. Para recuperar a crocância, você precisa reproduzir o processo de fritura, utilizando o que na química é conhecido como Reação de Maillard.

Aliás, é a essa reação que você tem que levantar as mãos e agradecer pela explosão de sabor que é uma fritura. Afinal, ela é a responsável por conferir sabor, odor e cor aos alimentos por meio da transformação de proteínas e carboidratos.

Bem, já que mergulhar novamente as fritas em uma panela de óleo quente não é algo muito prático ou saudável, a dica é enganar a batata. Você não precisa ir fundo no óleo quente. Basta aquecer uma panela com um pouco de azeite — mais especificamente, duas colheres para uma porção equivalente a uma xícara de batatinhas.

Quando já estiver bem quente, você coloca as batatas que precisa esquentar. Na hora de retirá-las, utilize um papel-toalha para remover o excesso de gordura, e prontinho: elas vão estar saborosas e crocantes como se tivessem acabado de ser preparadas!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: