7 vezes em que os arquitetos trouxeram o futuro para o presente

28/11/2018 às 06:002 min de leitura

1. Lotus Building, em Wujin, na China

A primeira construção da nossa seleção fica na cidade chinesa de Wujin e representa uma flor de lótus — planta aquática de origem oriental que floresce sobre as águas. O edíficio, que abriga repartições públicas municipais, foi projetado e construído por um escritório de arquitetura da Austrália.

2. Templo de Lótus, em Deli, na Índia

Outra obra arquitetônica em forma de flor de lótus no continente asiático é a casa de adoração da fé Bahá'í — ou simplesmente Templo de Lótus —, situada na capital da Índia, Deli. Inaugurada em 1986 após 6 anos de construção, ela tem capacidade para acomodar até 2,5 mil pessoas.

3. Atomium, em Bruxelas, na Bélgica

Era para ser apenas uma estrutura temporária, mas essa gigante de 102 metros acabou caindo nas graças dos moradores de Bruxelas e virou cartão-postal da capital belga. Ela ficou pronta em 1958, para uma exposição sediada na cidade, e representa o uso pacífico da energia nuclear.

4. Cidade das Artes e Ciências, em Valência, Espanha

Temos aqui outro exemplo de como a arquitetura é capaz de transportar o futuro para os dias atuais. Trata-se de um gigantesco complexo de entretenimento e lazer localizado em Valência, na Espanha. Entre as atrações oferecidas no local, inaugurado em 1998, estão um planetário, um museu de ciências e o maior aquário oceanográfico de todo o continente europeu.

5. Centro Heydar Aliyev, em Baku, no Azerbaijão

Esta construção de 57 mil metros quadrados, idealizada pela arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid, é conhecida por sua arquitetura moderna e seu estilo curvilíneo. Em seu interior, ficam escritórios de grandes empresas, salas de exposições e auditórios.

6. Kunsthaus Graz, em Graz, na Áustria

Este curioso edíficio de 27 mil metros quadrados é um museu de arte moderna situado na cidade austríaca de Graz. Inaugurado em 2003 no centro histórico do lugar, ele destoa das tradicionais edificações que ficam à sua volta.

7. Ponte Nó da Sorte, em Changsha, na China

Alguns projetos de arquitetura podem ser considerados verdadeiras obras de arte. Um bom exemplo é este aqui, levado a cabo em Changsha, na China. Imitando ondas, esta ponte de 185 metros de extensão acrescenta curvas à paisagem retilínea da cidade.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: