Dia Internacional da Mulher: entenda o que é e a importância da Sororidade

08/03/2019 às 10:552 min de leitura

Você já ouviu falar no termo “Sororidade”? Ele tem a sua origem na palavra “soror” do latim, que significa “irmã” e, basicamente, se refere a organizações compostas por mulheres com interesses em comum que se unem para que, juntas, e com base em ideais como o companheirismo, o altruísmo, a solidariedade e a empatia, ajudem umas às outras a conquistarem seus objetivos e vencerem desafios.

O vocábulo “sororidade” também pode ser compreendido como o oposto de “fraternidade” – originado do termo “frater” em latim que, por sua vez, significa “irmão” –, e sua essência está fortemente ligada ao feminismo e, portanto, se trata de um tema bastante relevante para ser debatido hoje, no Dia Internacional da Mulher.

Irmandade

Apesar de se inspirar na noção de irmandade, a sororidade é um conceito muito mais amplo do que isso. Ele engloba aspectos relacionados com a luta pela reivindicação da igualdade entre gêneros e que tocam dimensões éticas, políticas e práticas desse movimento. Além disso, a sororidade se apoia na ideia de não julgamento entre as mulheres e do enfraquecimento de estigmas e preconceitos que se enraizaram na nossa sociedade.

Mas, veja, embora a sororidade esteja relacionada com a ideia de “luta” por ideais e conquistas em comum no universo feminino, as ações se dão no sentido de oferecer apoio e de se colocar no lugar da outra pessoa para, assim encontrar maneiras de oferecer ajuda mútua e tornar a convivência entre mulheres tão diversas mais harmônica.

(Reprodução / Meetup)

Assim, o propósito da sororidade é o de estabelecer redes de apoio entre as mulheres no mundo atual – onde a violência, o abuso, a desigualdade de oportunidades e a falta de respeito contra a mulher se tornou tão prevalente –, independentemente de elas sejam nossas amigas ou completas desconhecidas.

E nós mencionamos o feminismo no início da matéria, né? Pois é importante frisar que o feminismo e a sororidade são coisas distintas, apesar de que ele não poderia existir sem ela. Isso porque, enquanto o feminismo consiste em um conjunto de ideologias focadas na criação de uma sociedade mais justa e igualitária para as mulheres, é a sororidade que propicia a união e o fortalecimento dos laços entre elas – sem os quais as batalhas feministas seriam inúteis.

.....

Marie Curie é a newsletter da NZN que traz conteúdo para mulheres e discute, toda semana, um tema que tenha impacto na maneira como você trabalha, se posiciona e se relaciona com a sociedade. Para se inscrever e receber um e-mail todas as quintas-feiras, clique aqui.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: