Piloto sobrevive à queda de avião no meio do nada e grava seu resgate

08/08/2019 às 13:002 min de leitura

No dia 27 de julho, o piloto Matt Lehtinen estava viajando a bordo de sua aeronave quando ela sofreu uma queda no meio de um lugar remoto no Quebec. Sem ajuda próxima, Lehtinen poderia ter se desesperado e morrido naquele mesmo dia, mas ele sobreviveu. Para que seu acidente servisse de alerta a outras pessoas, ele registrou com a câmera de seu celular desde o momento em que saiu da aeronave até a chegada de seu resgate. O objetivo, diz ele, é que pessoas pudessem tirar alguma lição do acontecimento e talvez aprender como agir em uma situação similar.

Reprodução/Matt Lehtinen

Como é possível observar no vídeo, logo após a queda, Matt sai da aeronave e imediatamente manda um SOS. Então, ele procura o kit de primeiro socorros e faz uma espécie de fogueira. Assim, ele consegue criar um sinal de fumaça no ponto exato em que espera por ajuda — facilitando a sua localização.

Reprodução/Matt Lehtinen

A maior lição que fica deste acidente é: se você decidir viajar para áreas isoladas no mundo durante suas férias, sempre tenha um comunicador de satélite por perto. Foi o que Matt fez (não por sorte, mas por precaução). No vídeo, ele aparece enviando uma mensagem de SOS e avisando a sua família do acontecido pelo comunicador de satélite Garmin inReach. Esses aparelhos permitem que você comunique-se com pessoas de qualquer lugar do globo, além de ainda contar um GPS que te auxilia a percorrer terrenos desconhecidos. Apesar de ter o GPS em mãos, a decisão do piloto de não se afastar do ponto da queda foi a mais prudente diante da situação.

Reprodução/Matt Lehtinen

Apenas 5 horas depois, ainda à luz do dia, ele é encontrado por socorristas canadenses. Um avião C-130 sobrevoa a área seguido de um helicóptero que é utilizado para ajudar o piloto. O acidente de Matt serve de aprendizado para todos e, como já dizia nossas avós: é melhor prevenir do que remediar. Confira o vídeo a seguir:

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: