Ciência
25/09/2019 às 13:00•2 min de leitura
Para quem curte aquela gelada com os amigos no fim de semana ou o evento elegante e sofisticado da empresa, chegou a hora de descobrir que o álcool não serve só para curar a incômoda tristeza ou ajudar a suportar aqueles colegas chatos. Já foi provado que cerveja e uísque podem ir muito além do copo em cima da mesa ou enfeite de adegas, sendo componentes eficazes para sobrevivência em questão de riscos e prevenção em diversas atividades. Veja, na lista abaixo, algumas maneiras de tornar o álcool um companheiro engenhoso.
Antigamente, um uísque era considerado bom quando ateava fogo após contato com a pólvora, sendo possível tirar, a partir daí, sua propriedade combustível, já que possui 40% de álcool por volume, em média. Altamente inflamável, a bebida queima bastante rápido, tornando-se necessário sua manutenção constante com trapos em geral e observação para acompanhar o processo, ou sobrará apenas água líquida ao fim.
Prevenindo contra feridas e machucados quando aplicado sobre a superfície, o álcool tem uma enorme facilidade de desinfecção, destruindo micróbios com enorme rapidez. Apesar da dor e do profundo incômodo, é truque certo para evitar maiores complicações, servindo também para a limpeza em geral da região maculada.
Abrir a latinha com cuidado e utilizar de seu metal interno é uma boa alternativa para criar sinais refletores. A superfície prateada da lata de cerveja espelha com perfeição os raios solares, podendo ser bastante útil para os casos de estar perdido em locais desconhecidos e chamar atenção de alguém que possa socorrê-lo pelas redondezas.
Passar uma corda pelos orifícios da lata de cerveja, garantindo que esteja resistente e capaz de sustentá-la, permite desenvolver um sistema de alarme bem eficaz contra visitantes indesejados. Deixando as latinhas próximas de locais com atrito e a corda em um local de previsibilidade de passagem como uma demarcação de perímetro, o contato da lata com rochas e árvores, por exemplo, acusará a presença de invasores.
Pensou em outras maneiras de não desperdiçar o álcool que sobrou em sua casa ou em seu kit de mantimentos? Comente aqui.