publicidade

Ativista escala avião e se cola a ele para protestar pelo clima

21/10/2019 às 15:002 min de leitura

O grupo de ativismo Extinction Rebellion (XR), fundado há quase um ano, está oganizando uma onda de protestos contra a crise climática na cidade de Londres que se iniciou em 7 de outubro e continua incomodando o governo. Eles a chamaram "autumn uprising": o levante do outono.

A polícia londrina chegou a proibir manifestações na cidade, medida extrema e ainda assim incapaz de parar os manifestantes, que continuam realizando atos de desobediência civil pacífica: se colando à edifícios, bloqueando passagens, realizando a ocupação da Trafalgar Square etc.

(Fonte: AFP)


Rebeldia pelo clima

Até agora foram aproximadamente 1,5 mil prisões em Londres relacionadas aos protestos contra a crise climática. Na semana passada, foram realizados protestos focalizados em aeroportos de Londres, onde 50 pessoas foram presas.

Um destes protestos pelo clima foi o de James Brown, ex-atleta paralímpico e membro do Extinction Rebellion.

Brown escalou um avião da British Airways que ia de Londres para Amsterdã e usou cola para se fixar ao topo da aeronave. Lá de cima, o ativista fez um vídeo para divulgar sua causa, que mais tarde foi editado com filmagem adicional pelo grupo e postado no YouTube.

“Tudo isso é contra a crise climática e ecológica, estamos protestando contra a falta de atuação do governo”, disse Brown. O voo quase foi cancelado, mas a polícia foi capaz de deter o manifestante a tempo do avião decolar.

Outros protestos aconteciam ao mesmo tempo. Manifestantes do clima sentaram nas portas do aeroporto, dificultando seu acesso. Outro ativista atrasou um voo prestes a decolar para Dublin, levantando de sua poltrona e realizando um discurso sobre o clima. Tanto Brown quanto o homem no vôo para Dublin, como muitos dos "sentados", foram presos.

(Fonte: Reuters)

Por que o aeroporto?

Um único vôo de Londres a Nova York gera quase mil quilos de gás carbônico por passageiro. Como muitas outras atividades que envolvem combustão de combustíveis fósseis, a aviação é grande responsável pela rápida emissão de gases como dióxido de carbono.

Em poucos meses, emissões por aviões devem aumentar 5% em relação ao ano passado e mais de 300% em relação a 1990. No vídeo, Brown exemplifica a incoerência: porquê o Reino Unido sanciona a expansão de aeroportos no país, enquanto anuncia uma emergência climática?

climate-change-protest-extinction-rebellion-5
(Fonte: Extinction Rebellion)
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: