5 tradições de Halloween que você não conhece

31/10/2019 às 07:302 min de leitura

O Halloween é uma festa muito tradicional em países norte americanos e europeus. Pessoas fantasiadas, abóboras decoradas, crianças pelas ruas pedindo por doces ou travessuras são cenas típicas. Porém, há alguns países que comemoram fortemente a data com costumes bem diferentes do típico Halloween americano ou britânico.

1. Dia de Los Muertos

No México, é comemorado o Dia de Los Muertos ou Dia dos Mortos. Essa data é muito importante para os mexicanos e um dos maiores festivais do país. A tradição diz que os falecidos entes queridos retornam à Terra para celebrar com os familiares e só voltam ao céu no dia 2 de novembro. A população costuma construir altares enfeitados com fotos dos parentes mortos, flores, doces e a refeição favorita dos falecidos, além de decorar toda a casa. No último dia de celebração, as famílias vão até as sepulturas dos parentes e fazem um piquenique. Foi por causa do famoso Dia dos Mortos que a caveira mexicana ficou conhecida em todo o mundo.

2. A volta dos mortos

Há outros países que também acreditam na volta dos parentes mortos à Terra durante o Halloween. Na Áustria, é comemorado o Seleenwoche para dar boas-vindas e lembrar entes falecidos. As pessoas deixam um abajur aceso, pão e água na mesa para receber as almas dos parentes. As famílias costumam se juntar para visitar as lápides dos parentes falecidos e enfeitam os túmulos com luzes.

Image via Flickr/

(Fonte: Flickr / Rinaldo Wurglitsch)

3. Festival Obon

No Japão, celebra-se a alma dos antepassados no Festival Obon. Os japoneses acreditam que os familiares falecidos voltam para fazer uma visita. A tradição é pendurar lanternas na frente de casa para guiar os espíritos, visitar túmulos, fazer oferenda de alimentos e flores em templos e montar altares em casa. No último dia do festival, luzes flutuantes são colocadas em lagos para mostrar o caminho de volta às almas dos antepassados. O festival é muito importante no país e é comemorado há mais de 500 anos.

Crianças fantasiadas

(Fonte: National Geographic / Emilio Espejel)

4. Culturas parecidas com o Halloween tradicional

Assim como no Halloween tradicional, nas Filipinas as crianças também se fantasiam e vão de porta em porta, mas, para pedir orações pelas almas presas no purgatório. Em troca recebem comida ou dinheiro. A festa é conhecida como Pangangaluluwa.

Resultado de imagem para Pangangaluluwa

5. Origem de tudo

Na Escócia, as abóboras são decoradas assim como nos Estados Unidos, porém, o costume é deixar uma cadeira vazia e um prato de comida para que os mortos possam se alimentar e descansar em paz.

Em cada país, as festas e celebrações são feitas a partir da cultura e religiosidade da população. Por isso, há diversas tradições para comemorar o dia. A palavra Halloween vem da expressão "All Hallow's Eve", que significa véspera do Dia de Todos os Santos, celebrado em países cristãos todo dia 1º de novembro.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: