Estado de atenção plena pode reduzir ansiedade e até dor física

02/03/2020 às 07:002 min de leitura

O conceito de mindfulness ou atenção plena – um estado mental em que você presta total atenção no momento presente, aceitando-o sem julgamentos –, é conhecido há milhares de anos e atrai milhões de praticantes. Ele se tornou mais popular no Ocidente há algumas décadas, conforme mais pessoas começaram a conhecer seus benefícios: redução na ansiedade, nos sintomas de depressão e até mesmo alívio da dor física. A prática ganhou ainda mais fama a partir de 2009, quando foi introduzida no sistema de saúde pública do Reino Unido. 

Embora os efeitos do mindfulness já sejam conhecidos, uma pesquisa recente da Universidade de Yale (EUA) trouxe uma descoberta surpreendente: apenas 20 minutos de introdução ao conceito desse conjunto de técnicas já podem ser poderosos contra uma dor física, mesmo que a pessoa nunca o tenha praticado. 

Os pesquisadores expuseram os participantes à dor – uma alta temperatura no braço – e testaram sua resposta a imagens negativas, tudo enquanto escaneavam seus cérebros. Ao longo do teste, eles pediram aos participantes que utilizassem técnicas de mindfulness

Em ambos os testes, os participantes disseram sofrer menos dor e responderam de forma menos negativa. Mas não foi só isso, seus cérebros também demonstraram uma atividade menor nas áreas associadas a esse sentimento, revelando que a prática realmente proporcionou alterações na forma como eles reagiram aos estímulos da pesquisa. 

No teste de dor física, a reação deles foi como se estivessem recebendo apenas um leve calor no braço em vez das altas temperaturas. O surpreendente é que eles não eram experientes na prática, haviam recebido apenas uma introdução de 20 minutos do conceito antes da pesquisa ser feita. 

Segundo os pesquisadores, isso pode significar que a atenção plena pode auxiliar no tratamento de pacientes com doenças crônicas, permitindo a eles lidarem melhor com a dor e os sentimentos negativos causados por suas enfermidades. 

Como praticar o mindfulness?

Não existe uma única técnica definida para praticá-lo, mas geralmente recomenda-se que a pessoa sente-se de forma confortável, com as costas eretas, feche os olhos e preste atenção apenas em sua respiração. Com o tempo, o praticante consegue fazer com que a mente flua menos para outros pensamentos e desenvolva de fato a atenção plena. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: