Esportes
24/04/2020 às 05:00•2 min de leitura
Uma ovelha da raça merino chamada Prickles fugiu de casa em 2013 durante um incêndio devastador em uma fazenda australiana quando era filhote. Entretanto, sete anos depois, a ovelha finalmente reapareceu em seu lar de origem já crescida e cheia de lã. Por conta disso, a lã acumulada durante os sete anos em que ficou desaparecida estava enorme. Menos em seu rosto, já que a ovelha merino tem o rosto nu e nada cresce por essa parte de seu corpo.
A ovelha fugiu de casa muito provavelmente após ficar presa do lado errado da cerca que teve de ser reconstruída na fazenda. O incêndio devastou um total de 20 mil hectares no estado da Tasmânia, na Austrália. Alice Gray, agricultora da fazenda de Prickles, afirma ter ficado feliz com o retorno do animal.
(Alice Gray/Arquivo Pessoal)
"Ela é completamente um espetáculo para ser visto e é muito gloriosa! Felizmente, ela se manteve muito saudável e também muito ágil para essas proporções extremas [de lã]", afirmou. "Ela ainda conseguiu cansar meu marido enquanto a perseguia pelo mato”, acrescentou, já que a ovelha está enorme e muito provavelmente bem pesada.
Gray ainda afirma que a fazenda de sua família tem milhares de outras ovelhas. Sendo assim, eles não perceberam que uma delas acabou desaparecendo durante o incêndio. Até que um dia, seu sogro instalou uma câmera de visão noturna na propriedade. "Ele estava olhando as câmeras e viu uma grande coisa branca e fofa surgir nas lentes", contou ela. Foi durante o churrasco de aniversário de seu filho Barclay que a ovelha resolveu voltar pra casa.
"Enquanto estávamos preparando [o churrasco], olhamos por meio de uma barreira e vimos essa coisa grande e redonda do outro lado dela e foi tipo, 'oh meu Deus, acho que é a ovelha louca que vimos no vídeo'", relatou Gray sobre o reaparecimento de Prickles. "Já estávamos almoçando quando meu marido sumiu. Cerca de 15 minutos depois, ele ligou de volta e estava ofegante. Ele prendeu a ovelha no canto de um piquete e estava deitado sobre ela", completou.
O grupo presente na comemoração precisou se esforçar muito para conseguir carregar a (agora) enorme ovelha para seu caminhão e devolvê-la ao rebanho, no qual ela parece estar se enturmando, de acordo com a agricultora. Ainda segundo ela, Prickles se diverte perseguindo os perus e patos de sua fazenda. Por conta da grande quantidade de lã, a ovelha também ocupa mais espaço que as demais.
(Alice Gray/Arquivo Pessoal)
Como isso vem chamando muita atenção da mídia local, a família de Gray resolveu fazer uma boa ação. O corte da lã de Prickles deverá acontecer no primeiro dia de maio e um concurso foi criado para adivinhar o peso da lã. As inscrições deste concurso, no entanto, consistem em uma doação dos participantes com o objetivo de arrecadar fundos para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) durante a pandemia do coronavírus.
"Estamos usando a feliz história do retorno de Prickles para ajudar uma boa causa", finaliza Gray.