Saúde/bem-estar
08/08/2020 às 15:00•2 min de leitura
Em algum momento da vida, é comum as pessoas terem fantasias sexuais das quais podem sentir vergonha ou até não se orgulhar. Porém, Justin Lehmiller, psicólogo social e autor da obra "Diga-me o Que Você Quer", afirma que isso é mais natural do que imaginamos, e que esses desejos podem estar diretamente ligados com traços de personalidade, além de vinculados às mais diversas emoções.
Em uma entrevista ao Insider, o psicólogo explicou que não é possível dizer com precisão exata o motivo dessas ideias surgirem, afinal a motivação de cada indivíduo pode ser bem diferente.
"Nossas fantasias são muito complexas e o grau de ênfase e foco no sexo difere de uma pessoa para outra, porque o que achamos eroticamente atraente ou o que nos excita é incrivelmente diferente de uma pessoa para a outra", comentou o pesquisador.
(Fonte: Justin Lehmiller/Twitter)
Segundo Lehmiller, que realizou um experimento social com mais de 4.170 voluntários, há uma tendência das fantasias sexuais surgirem com mais frequência entre os 40 a 50 anos, quando pessoas que estão presas a relacionamentos de longa data tendem naturalmente ao desejo de sair da rotina e readquirir um "espírito jovial" no qual tudo é permitido.
O autor afirma que inúmeros medos e anseios refletem diretamente nas respostas inconscientes da manifestação sexual. O medo da solidão, por exemplo, reflete no aparecimento de idealizações que envolvem o romantismo, o contato e a duradoura proximidade na tentativa de "acalmar o sentimento de insegurança".
A necessidade de atenção também motiva o surgimento de pensamentos eróticos, muitas vezes de sexo a três, incluindo o parceiro atual. Já para aqueles que imaginam ser o "terceiro", isso pode significar um desejo por aventura.
A dominação surge como um meio de realizar o desejo de perder o controle e um mecanismo de libertação e redescobrimento, permitindo sair do espaço comum e testar táticas que levam ao limite as sensações físicas, transformando a dor em prazer. Da mesma forma, erotizar tabus e "cenários incomuns e bizarros" indica o desejo a novidades, mas liga o alerta para o caso de não significar algo mais profundo.
O importante é não se envergonhar de suas fantasias e tentar compreender as emoções que podem estar por trás delas. E caso queira se aventurar, converse direitinho com a pessoa com quem você está, ok?