O lindo bolo da Malásia chamado Kek Lapis Sarawak

16/08/2020 às 13:002 min de leitura

Sobremesas bem elaboradas e realísticas estão se tornando uma febre na internet, como os bolos com temática marinha e os com efeito de transparência. E para aqueles que adoram provar doces com um visual incrível, esta iguaria da Malásia com uma aparência caleidoscópica pode ser uma descoberta e tanto! 

Kek Lapis Sarawak 

A típica sobremesa é chamada Kek Lapis Sarawak (em português, Bolo de Camadas Sarawak). Ela foi inspirada nos conhecidos bolos de espeto holandeses e nasceu no estado malasiano de Sarawak em 1970. 

Estes bolos são extremamente elaborados, parecendo bem comuns por fora, mas quando cortados, revelam um intrincado show de cores e formatos. A parte interna dos bolos se assemelha muito a imagem promovida por um caleidoscópio, sendo a maior atração do prato. 

Os belíssimo Kek Lapis Sarawak. (Fonte: Karen Chai/Kitchen Confidante)Os belíssimo Kek Lapis Sarawak. (Fonte: Karen Chai/Kitchen Confidante)

Qual o segredo por trás do padrão?

O passo principal para produzir algo assim é ter muita criatividade e raciocínio lógico para mexer com formas geométricas. Isso porque as cores e os formatos são o que tornam o bolo algo tão único. 

Fazer uma dessas sobremesas da Malásia pode levar entre quatro a oito horas, variando a partir da complexidade do interior e da experiência do confeiteiro. Mas qual o passo a passo para fazer um Bolo de Camadas Sarawak?

Fazendo um Kek Lapis Sarawak

Cada camada do bolo deve ser assada por pelo menos dez minutos, antes que a próxima de uma tonalidade diferente seja colocada por cima. Como é possível ver no vídeo abaixo, é preciso assar várias massas para garantir um efeito bem bonito.

O processo intrincado de montagem precisa ser feito com todo cuidado, usando uma régua para medir e cortar cada camada no tamanho e padrão corretos, e depois unir os recortes utilizando leite condensado ou algum tipo de geleia. 

Fazer essas incríveis sobremesas em formato de obra de arte pode ser muito trabalhoso, mas o resultado é gratificante. A dica que fica é: preparem-se bem antes de tentar, pois até os mais experientes confeiteiros podem acabar cometendo algum erro. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: