Ciência
22/12/2020 às 03:00•2 min de leitura
Na vida tudo é equilíbrio. Do que adianta manter uma dieta super-rígida durante o ano inteiro para ficar com o corpo em forma e manter um padrão saudável, se em datas comemorativas, especialmente no Natal e no Ano Novo, sempre exageramos e enfiamos o pé na jaca? Assim fica realmente difícil manter a restrição alimentar nessas ocasiões, não é mesmo?
Então, como devemos nos comportar nestas situações diante de tantas tentações? Com certeza há várias estratégias para saciar sua vontade com responsabilidade!
Fim de ano não significa abandonar os velhos hábitos como muitos pensam. O exagero e o desvio da rotina fazem com que tenhamos maiores dificuldades para que, depois de passadas essas datas, consigamos voltar ao costume alimentar.
De maneira nenhuma você deve deixar de aproveitar as comidas de Natal e Ano Novo — comer Chester, Tender, a farofa de bacon, amêndoas e castanhas, e aquela sobremesa que você espera o ano inteiro para desfrutar, porque ninguém é de ferro. A grande “graça” da comida é sentir o prazer que esses alimentos nos proporcionam juntamente com o momento de união familiar.
Sendo assim, tenho certeza que você não quer ganhar uns quilinhos a mais neste final de ano e ter que “correr atrás do prejuízo” depois. Aqui estão algumas dicas de como você pode frear sua vontade de comer e não abusar nas datas comemorativas:
No fim das contas, sabe qual é o grande segredo? Comer de tudo com moderação e evitar o exagero!
Aproveite as datas comemorativas e não se cobre tanto, nem fique neurótico se não conseguir seguir todas essas dicas. Faça deste momento um momento de prazer!
***
Marcela Andrade, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.