Alguns fenômenos surgem nas mídias sociais e, de uma hora para outra, se transformam em mania, que logo passa a fazer parte da vida de todo mundo. Esse é o caso da tendência de gatos no ombro, que começou timidamente, mas vem se multiplicando, e cada vez mais usuários colocam os seus bichanos como parte integrante de seus avatares nas mídias.
1. É pato ou gato?

Mas, logo a situação criou um problema sério de inveja: por que não outros animais no ombro também? E aí começou a ocorrer uma verdadeira competição para ver quem colocava o bicho mais estranho no ombro. Os pets, logicamente, adoram ficar agarrados aos seus donos, e o resultado é um festival de carinhos mútuos.
2. É gato, gente!

Agora, os participantes do “gatos no ombro” originais, começam a perguntar se todo tipo de animal conta, como cavalos ou répteis, por exemplo. Senão, vira festa!
3. E ratinho, pode?

Intrigados para saber de onde vem esse amor dos gatos por ombros humanos, o site Bored Panda entrevistou Molly DeVoss, diretora da agência da consultoria Cat Behavior Solutions, e especialista em treinamento e comportamento felino.
4. Não, é gato na cabeça!

A explicação de Molly é inteiramente comportamental: gatos curtem lugares altos e de ficar perto do cheiro dos seus donoso. Portanto, “empoleirar-se nos ombros é um comportamento natural que atinge ambos”. A única exceção, diz a especialista, é quando o gato não se sente seguro ou estável no ombro do dono.
5. E se for uma eguinha carinhosa?

E, mesmo que esse seja o caso do seu gato, a boa notícia, garante DeVoss, é que você pode treinar o seu gato para fazer qualquer coisa que ele quiser. Ou seja, “se o seu gato gosta de subir em você, simplesmente incentive e reforce esse comportamento com guloseimas”.
6. Carinhosas são minhas vaquinhas, sô, diz o mineiro

7. Mas, cuidado com a coluna!

8. Melhor começar aos pouquinhos

9. Lembrando que os ombros são dois

10. Mas não exagera!
