Mistérios
24/01/2021 às 12:00•2 min de leitura
Imagine se houvesse sério monitoramento de tudo o que passa na televisão para que certas imagens não circulem. Imagine se o governo tivesse câmeras nas ruas, aplicando um sistema de reconhecimento facial para identificar o que você faz a qualquer momento, ou nas escolas, para monitorar a atividade dos alunos.
Os chineses vivem esta realidade e muito mais…
O governo chinês controla o povo através de um sistema de Crédito Social que avalia cada indivíduo com base no seu comportamento diário. Multas de trânsito, atraso no pagamento de contas, entre outras pequenas infrações, são consideradas na hora de ranquear os cidadãos.
O ditador Xi Jinping decidiu que será “presidente vitalício” e envia à campos de “re-educação” qualquer um que desafiar sua soberania. Palavras, ideias, imagens são banidas e o povo precisa ficar esperto para não ser preso.
Para exemplificar o quão longe vai a censura chinesa, aqui estão 3 coisas totalmente normais para nós que são atualmente banidas no país:
Tirou foto com o Dalai Lama, está banido! Harrison Ford, conhecido por interpretar Indiana Jones e Han Solo (Star Wars), é proibido de entrar na China por defender publicamente a Independência do Tibet.
A entrada de Selena Gomez no país também foi negada por ela já ter tirado uma foto com Sua Santidade. Katy Perry foi banida por apoiar a Independência de Taiwan.
É proibida a entrada destas e várias outras celebridades por apoiarem causas LGBTQI+, ou terem “personalidade controversa”, entre outros motivos.
Após ser comparado ao Ursinho Pooh em uma foto, Xi Jinping mandou eliminar qualquer imagem do personagem na internet chinesa.
Mais tarde, quando foi lançado o episódio de South Park “Banda na China”, que mostra Pooh e Leitão em um campo de re-educação chinês, toda e qualquer informação sobre a animação de comédia foi apagada e se tornou impossível assisti-la no país.
Qualquer gênero cinematográfico ou filme mostrando eventos sobrenaturais (ou qualquer outro tipo de fantasia) é considerado iconografia que desafia a autoridade do regime e banido.
Terror, fantasmas, viagens no tempo, zumbis… tudo proibido!