7 feriados de outros países para colocar na sua agenda em 2021

26/01/2021 às 13:003 min de leitura

Muita gente diz que o Brasil tem muitos feriados — e que isso seria um problema para o desenvolvimento do país. A real é que nós temos doze datas comemorativas de âmbito nacional (e mais um ou outro feriado estadual ou municipal). 

Se isso parece bastante para você, saiba que países como a Colômbia e a Índia tem dezoito! Até o Japão, conhecido pelo seu povo trabalhador e eficiente, tem quinze. Por isso, se você acha que dá para incluir mais alguns descansos no calendário de 2021, a gente tem algumas dicas para você. Conheça 7 feriados divertidos de outros países. 

1. Dia do Dorminhoco

Fonte: Pexels
Fonte: Pexels

Todo dia dia 27 de julho, na Finlândia, a última pessoa que ainda estiver dormindo na casa é acordada com um balde de água na cara. A tradição é mantida desde a Idade Média, motivada por uma crença de que a pessoa que dormisse até mais tarde nesse feriado ficaria preguiçosa e improdutiva pelo ano inteiro. 

Em Naantail, uma cidade turística na costa sul da Finlândia, uma celebridade local é jogada ao mar a cada ano para comemorar o “Dia do Dorminhoco”. Até o marido da então presidente Tarja Halonen e CEOs das maiores companhias do país já entraram nessa brincadeira. 

2. Dia dos Maltrapilhos

Fonte: History Daily
Fonte: History Daily

Ver crianças fantasiadas, pedindo doces de porta em porta… é uma cena comum em filmes de Hollywood e que é adotada por algumas pessoas até aqui no Brasil. Mas você sabia que, antes de ser uma tradição no Halloween, o “doces ou travessuras” costumava acontecer no Dia de Ação de Graças?

Tudo começou quando o presidente Abraham Lincoln instituiu o Dia de Ação de Graças, no século XIX. Grupos de crianças nova-iorquinas começaram a aproveitar esse dia livre para fazer brincadeiras pela cidade e pedir presentes para as pessoas, vestindo-se com suas piores roupas. Daí o nome da data: Ragamuffin Day, ou Dia dos Maltrapilhos.

A brincadeira foi ficando cada vez maior, até que se tornou uma tradição e continuou sendo comemorada até as primeiras décadas do século XX. Dentre os motivos para que essa festa caísse no esquecimento estão o surgimento do Desfile da Macy’s, em 1924, e a Grande Depressão — afinal, como fazer brincadeira com maltrapilhos quando tanta gente estava nessa situação, né? 

Foi apenas algumas décadas depois que a tradição de se fantasiar — dessa vez com qualquer tipo de roupa — e pedir doces mudou para o Dia das Bruxas.

3. Noite dos Rabanetes

Fonte: Wikimedia Commons
Fonte: Wikimedia Commons

Falando em Halloween, uma das tradições desse feriado é fazer esculturas em abóboras. Isso parece brincadeira de criança perto das esculturas que os mexicanos da cidade de Oaxaca fazem em rabanetes, na noite do dia 23 de dezembro. 

As esculturas começaram a ser feitas para atrair compradores para as lojas na época de Natal, ainda no século XIX. Os lojistas começaram a caprichar tanto que começou a rolar uma verdadeira competição. Até que a Noche de Rábanos entrou no calendário oficial de Oaxaca em 1897. Até hoje, centenas de moradores se inscrevem na competição e milhares de pessoas fazem fila para ver as esculturas. 

4. Setsubun

Fonte: Wikimedia Commons
Fonte: Wikimedia Commons

Em alguns locais do Brasil, especialmente aqueles com forte presença de imigrantes japoneses, é comum haver festividades nas mudanças de estações. Uma das maiores é o Setsubun da primavera, no início de fevereiro. 

Considerado como um “segundo ano novo” pelo povo, o Setsubun é um feriado com muitas cerimônias de purificação. Uma das mais divertidas é jogar feijões — segundo os japoneses, isso ajuda a espantar os maus agouros do ano anterior. Em muitas famílias, o membro mais velho se veste de demônio e vira “alvo” dos feijões purificadores. 

5. Buffet dos Macacos

Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest

Há muitos macacos na província de Lopburi, na Tailândia, e os moradores acreditam que eles trazem boa sorte para o lugar. Para recompensar os bichos por isso, o povo cria enormes pirâmides de frutas, onde eles podem comer a vontade. O Festival do Buffet dos Macacos costuma acontecer no último domingo de novembro. 

6. Dia Branco

Fonte: Forbes
Fonte: Forbes

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho. Mas você deve saber que na maioria dos países o feriado é em 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim. No Japão, a tradição só começou a pegar a partir dos anos 70, tornando-se uma data para que as mulheres dessem chocolates para os homens que estavam gostando. 

Mas e aí: quando as mulheres iam ganhar algum presente? Foi esse questionamento que motivou uma fábrica de doces japonesa a criar o “Dia do Marshmallow”, um mês depois do outro feriado. A ideia pegou e, hoje, é comum que os homens presenteiem suas amadas com chocolates e outros tipos de presentes na cor branca. 

7. Dia dos Solteiros

Fonte: Pexels
Fonte: Pexels

Como diz aquele velho meme: “o dia é dos namorados, mas a noite é dos solteiros”. Mesmo assim, já existe uma data para nós, que ainda não encontramos nossa metade da laranja. O dia onze de novembro (11/11, portanto) foi instituído como o feriado do Dia dos Solteiros na China e se tornou uma enorme data de compras. Com a popularidade de sites de compra chineses, o “Singles’ Day” acabou se espalhando pelo mundo. 

E aí! Qual dessas datas você acha que cabe melhor na sua agenda, em 2021?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: