Seja o primeiro a compartilhar

Lula elegível: entenda o que acontece agora no processo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu ontem (8) anular todas as condenações decretadas contra o ex-presidente Lula pela 13ª Vara Federal da Justiça Federal de Curitiba, no Paraná, dentro da Operação Lava Jato.

Com a decisão do ministro, ficam sem efeito as condenações de Lula nas ações penais, por corrupção e lavagem de dinheiro, nos casos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, o que implica na restituição dos direitos políticos ao petista. Dessa forma, se ele não sofrer nenhum tipo de condenação em segunda instância até as eleições de 2022, poderá concorrer normalmente à Presidência da República.

No entanto, o procurador-geral da República (PGR) Augusto Aras já determinou à sua equipe que prepare um recurso contra a decisão, que tanto pode ser um pedido ao próprio Fachin para mudar o seu entendimento, como uma solicitação para que o tema seja submetido aos demais ministros, seja a Segunda Turma do STF, seja o plenário.

O que acontece com os processos contra o ex-presidente Lula?

Ministro Edson Fachin (Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução)Ministro Edson Fachin (Fonte: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução)

A decisão do ministro Fachin abrange, além dos processos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, em que o ex-presidente Lula foi condenado, também as duas ações de doações ao Instituto Lula, que ainda não foram julgadas.

A 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, agora considerada como "não-natural" para o julgamento dos casos, enviará os processos para a seção judiciária federal do Distrito Federal para uma reanálise. A partir daí, será feito um sorteio para determinar qual juiz "herdará" o caso.

O juiz, ou os juízes sorteados, irão decidir se os atos realizados em Curitiba, nos quatro processos, são válidos ou se precisarão ser refeitos. Como o ministro Fachin também anulou as denúncias feitas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Lula, este não é nem mais réu nos processos. Assim, o novo juiz pode até mesmo rejeitar as denúncias do MPF e absolver o petista sumariamente.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER