Esportes
21/03/2021 às 03:00•3 min de leitura
Fãs de grandes sucessos da literatura de ficção ficam no aguardo para que as obras sejam adaptadas para o cinema, mas nem sempre o resultado sai como o esperado.
Em muitos casos, livros que são best-sellers não geram um longa-metragem na mesma altura. Mas como avaliar se uma transposição de mídia é ou não bem sucedida?
A loja online OnBuy criou uma fórmula para descobrir quais adaptações de grandes sucessos dos livros foram consideradas um desapontamento. A pontuação final é baseada na diferença entre as notas de resenhas do livro no site Goodreads e críticas do filme no IMDb. Ou seja, se uma obra é muito bem avaliada e o filme fica distante dessa nota, a adaptação corre risco de entrar no ranking.
Garota Exemplar (2014): exemplo de filme e livro que não desapontaram (20th Century Studios/Reprodução)
Para efeitos de comparação, uma boa adaptação foi Garota Exemplar, estrelado por Rosamund Pike e Ben Affleck, que teve diferença entre as críticas — ambas muito positivas, no geral — de apenas -1%.
Histórias Cruzadas (Disney/Reprodução)
A história, que se passa durante as manifestações por direitos civis e igualdade racial nos Estados Unidos, mostra a convivência entre uma jornalista com duas mulheres negras que trabalham como domésticas. Octavia Spencer chegou a ganhar um Oscar por Melhor Atriz Coadjuvante e a maior parte das críticas recebidas foram na adaptação da obra original, não em uma possível falta de qualidade do filme.
Um Olhar do Paraíso (Paramount Pictures/Reprodução)
A adaptação do best-seller escrito por Alice Sebold era muito aguardada pelo elenco estrelado (com Rachel Weisz, Susan Sarandon, Stanley Tucci e Saoirse Ronan) e a direção de Peter Jackson (O Senhor dos Anéis). Porém, a recepção foi mista, com muitas críticas sobre o tom sentimental exagerado e o roteiro sem ritmo, além do uso intenso de computação gráfica.
O Caçador de Pipas (Paramount Pictures/Reprodução)
O Caçador de Pipas foi lançado em 2007, baseado no best-seller de Khaled Hosseini e com traços autobiográficos sobre a sua infância em um Afeganistão devastado por conflitos. O longa-metragem conquistou até uma indicação para o Globo de Ouro como Melhor Filme de Língua Estrangeira e tem uma média de 65% no Rotten Tomatoes — o que não o torna uma adaptação tão mal recebida. Porém, as avaliações do filme são de que o livro continua bastante superior em diversos elementos.
Como eu Era Antes de Você (2016) (Warner Bros./Reprodução)
O drama romântico de 2016, baseado no livro lançado quatro anos antes, tem Emilia Clarke como a protagonista Lou Clark e Sam Claflin como Will. A atuação do casal principal foi elogiada, mas algumas decisões de roteiro e a forma de lidar com certos tópicos do livro desagradaram parte dos fãs.
A Menina que Roubava Livros (20th Century Studios/Reprodução)
Outro caso em que o filme recebeu boas notas, mas o livro foi tão elogiado que gerou a discrepância. O livro de Markus Zusak conta a história de uma jovem que vive na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e encontra bons momentos na literatura enquanto escapa dos horrores do conflito. No longa-metragem, quem interpreta a protagonista Liesel Meminger é a atriz canadense Sophie Nélisse.
O Código da Vinci (Columbia Pictures/Reprodução)
A adaptação do fenômeno do autor Dan Brown trouxe Tom Hanks como o pesquisador Robert Langdom em busca de mistérios que podem mudar o que a humanidade entende sobre religiões. Mas o longa-metragem não foi o mesmo fenômeno do thriller escrito, tanto em qualidade quanto nas polêmicas debatidas, especialmente por ter que resumir toda a trama em pouco tempo e deixar muitas explicações de lado.
Harry Potter (Warner Bros./Reprodução)
A segunda parte da conclusão de uma das franquias mais populares de toda uma geração não foi exatamente massacrada, mas ficou aquém das resenhas do livro. O embate final contra lorde Voldemort, apesar de bastante aguardado, não agradou toda a base de fãs.
A Garota no Trem (Universal Pictures/Reprodução)
O filme A Garota no Trem, de 2016, não foi capaz de agradar a enorme base da obra literária. Furos no roteiro e falta de foco na narrativa foram apontados como os principais problemas da adaptação, que tem um elenco elogiado que inlcui Emily Blunt e Rebecca Ferguson. Na história, uma mulher que faz o mesmo trajeto de trem todos os dias presencia um possível crime e passa a se envolver o mistério.
Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015) (Lionsgate/Reprodução)
Este é um caso claro em que o livro foi bastante elogiado e o filme, apesar de não ser uma tragédia, não atingiu a expectativa esperada. Muitos fãs e críticos não gostaram da decisão do estúdio de dividir a conclusão da saga em dois longas, além de inserir clichês em excesso na trama.
Cinquenta Tons de Cinza (2015) (Universal Studios/Reprodução)
O primeiro lugar é líder disparado na diferença entre as resenhas de filme e livro. A obra literária de E. L. James foi um fenômeno de vendas e muito elogiado pelo tom adulto entre o ricaço Christian Grey, com gostos peculiares na cama, e a jovem Anastasia Steele. Já o filme, estrelado por Dakota Johnson e Jamie Dornan, não teria conseguido captar o clima da obra nas telonas.