Seja o primeiro a compartilhar

7 frases machistas que podem passar despercebidas

Em pleno século XXI, meninas e mulheres ainda são vítimas de comentários desagradáveis e ouvem frases altamente machistas e preconceituosas. O problema é que muitas delas acabaram sendo "naturalizadas" com o uso e isso pode tornar difícil identificar no dia a dia o que há por trás dessas falas. Confira alguns exemplos:

1. "Você vai dar trabalho ao seu pai quando crescer"

Esse parece um comentário inofensivo, mas é grave pensar que desde pequenas as meninas são reduzidas à aparência e vistas como um objeto de desejo dos homens. É preciso lembrar que elas têm a própria liberdade e que não cabe a outros tomar decisões para, assim, não "darem trabalho" ao pai.

(Fonte: Tenor)(Fonte: Tenor)

2. "Você deve estar naqueles dias..."

Quando as mulheres se impõem, estão irritadas ou estressadas com alguma coisa, podem ouvir frases como "você deve estar de TPM", o que é errado. Assim como os homens, as mulheres também sentem emoções complexas e isso não precisa estar relacionado com os hormônios.

3. "Você está louca"

Essa é uma típica frase machista utilizada para invalidar as ideias, emoções, argumentos e atitudes das mulheres. Infelizmente, é uma prática bastante comum.

4. "Que comida boa! Já está pronta para casar!"

As pessoas insistem em associar qualidades das mulheres com benefícios ao homem. É o que acontece quando se ouve que "já pode casar" por fazer uma boa comida ou saber cuidar da casa, por exemplo. Isso é machismo, uma vez que os homens também podem ter esses atributos e que as mulheres podem usá-los para benefício próprio.

(Fonte: Tenor)(Fonte: Tenor)

5. "Isso é coisa de homem"

Não existe uma regra do que é "coisa de homem" ou "coisa de mulher", pois o gênero não determina os gostos pessoais de cada indivíduo.

6. "A sua roupa estava curta demais"

É muito triste ver que, em pleno século XXI, meninas e mulheres ouvem frases como essa para justificar assédios e até crimes como o estupro. Nada justifica culpar a vítima e a roupa não é um convite. Então, homens e mulheres que falam frases como essa estão, sim, sendo machistas.

7. "Mulher tem que se cuidar"

E homem não tem que se cuidar? Novamente, uma frase como essa remete à ideia que as mulheres são reduzidas à aparência e precisam estar sempre impecáveis, o que não é cobrado dos homens. Portanto, é uma atitude com teor machista.

(Fonte: Tenor)(Fonte: Tenor)

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.