Como engenheiros moveram um prédio do lugar nos EUA em 1930?

26/03/2021 às 06:002 min de leitura

A operadora telefônica norte-americana AT&T estava com um problema nas mãos. O ano era 1930 e ela pensava em expandir a atuação da subsidiária Indiana Bell, na cidade de Indianapolis.

Só que havia um problema: o prédio atual não poderia ser demolido para a construção do zero de um edifício maior, já que os serviços de telefonia da operadora eram essenciais para o cotidiano da cidade.

A solução? Com um projeto minucioso e muito bem executado, a companhia simplesmente moveu o prédio de lugar para "ganhar" espaço no terreno e fazer um anexo no local. 

Quem passou algumas semanas fora da cidade provavelmente tomou um susto ao ver uma famosa construção da região por outro ângulo em tão pouco tempo.

De pouco em pouco

A obra de movimentação do edifício da Indiana Bell é considerada uma das mais impressionantes dessa modalidade. Ela foi realizada pelo escritório de engenharia Bevington, Taggert & Fowler, com base em um projeto arquitetônico feito pela Vonnegut, Bohn & Mueller.

O prédio antes da obra começar...O prédio antes da obra começar...

Ao todo, a obra começou em 12 outubro de 1930 e durou quatro semanas. O prédio foi movido 16 metros para o sul, girou por 90º e avançou 30 metros para oeste. Ele pesava 11 mil toneladas e tinha oito andares.

...e já finalizado, um mês depois....e já finalizado, um mês depois.

Para realizar a movimentação, que precisava ser lenta, foram utilizados diversos macacos hidráulicos que suspenderam o edifício, que ficou sobre um novo piso improvisado de concreto.

Está tudo normal

Se o desafio de mover um prédio de oito andares não fosse difícil o bastante, havia outro obstáculo: como o sistema de telefonia não podia parar, parte da gambiarra envolvia fazer com que todos os funcionários continuassem acessando o prédio normalmente, trabalhando com a mesma estrutura de sempre.

A parte de baixo da obra, com o prédio elevado.A parte de baixo da obra, com o prédio elevado.

Para isso, uma plataforma circular que circulava o terreno foi construída com uma espécie de ponte móvel, capaz de garantir o acesso das pessoas à porta do prédio — seja lá onde ela estivesse naquele dia.

Além disso, todos os cabos foram expandidos para que as linhas continuassem operantes. O trabalho duro ficou somente mais algumas décadas de pé: o prédio da Indiana Bell foi demolido em 1963.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: