Sabão em pó demais pode impedir suas roupas de ficarem limpas

01/05/2021 às 08:002 min de leitura

Lavar roupa suja é uma tarefa que todo dono de casa uma hora precisa enfrentar. Apesar das máquinas de lavar terem surgido para facilitar essa missão, isso não significa que esse processo seja moleza. Por exemplo, você sabia que colocar muito sabão em pó na sua máquina pode fazer com que a roupa continue suja após o fim do ciclo de limpeza?

Ao contrário do que muitos pensam, nesse caso o excesso de produtos sanitários não necessariamente significa que a limpeza será mais efetiva. Por isso, mesmo que a quantidade de sabão em pó recomendado pelo aparelho pareça inadequado, o melhor a se fazer é seguir as instruções marcadas na máquina.

Excesso de sabão

(Fonte: Annie Spratt/Unsplash)(Fonte: Annie Spratt/Unsplash)

De maneira geral, as próprias empresas de sabão em pó costumam avisar sobre os riscos de utilizar seus produtos em excesso. Uma das razões disso é porque quantidades exageradas de sabão geram muita espuma, o que pode fazer o oposto do que o sabonete foi projetado para fazer. 

A espuma trabalha como uma "almofada" entre as roupas. Quando existe um excesso dela, as roupas param de se esfregar entre si dentro da máquina de lavar e não conseguem ficar limpas da maneira que deveriam. Em alguns casos, colocar sabão em pó demais pode fazer com que suas vestimentas saiam mais sujas da máquina do que quando entraram.

Isso ocorre pois a espuma do sabão é capaz de coletar a sujeira que é expelida durante o processo de limpeza. Se a espuma ficar presa em uma dobra de difícil alcance de sua roupa - como um bolso ou a parte de baixo do colarinho de uma camisa - qualquer bactéria que ela carregue será deixada lá para apodrecer.

Usando sabão em pó

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Atualmente, as máquinas de lavar roupa modernas são projetadas para enxaguar o sabão em pó. Portanto, se você notar que suas roupas continuam ensaboadas após o ciclo de limpeza, isso é um sinal de que você está utilizando o produto sanitário de maneira incorreta.

Além disso, o uso excessivo de sabão em pó pode fazer com que sua máquina esteja trabalhando dobrado para remover a espuma das roupas. Como resultado, o motor e a bomba do aparelho se desgastam mais rápido. A melhor maneira para evitar esse problema é sempre prestar atenção às linhas de enchimento no interior da tampa do sabão.

Caso as suas roupas continuem muito ensaboadas mesmo após seguir a recomendação, tente reduzir a quantidade do produto um pouquinho mais no próximo uso. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: