Como acabar com uma infestação de ratos?

Ser pego de surpresa por um rato perambulando pela sua casa é uma sensação nada agradável, não é mesmo? Além de serem considerados pragas urbanas, esses animais podem causar prejuízos materiais, espalhar doenças e se reproduzir de maneira muito rápida. Isso faz com que seja essencial dar fim a uma possível infestação o quanto antes.

O primeiro passo para entender como dar fim aos ratos e ratazanas no ambiente desejado é conhecer todas as suas características e hábitos para elaborar uma estratégia. De maneira geral, os roedores são bastante espertos e pegá-los pode ser uma tarefa um pouco complicada.

Identificando uma infestação

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Rato-preto, ratazanas e camundongos são os três tipos de ratos consideradas pragas no Brasil e cada um possui características distintas. Por exemplo:

  • Ratazanas: conhecido como rato de esgoto, costumam viver em locais úmidos e escuros. Pode chegar a ter 50 cm de comprimento e é a espécie mais agressiva entre as três. Passa a maior parte do tempo nas tubulações de esgoto e sai a noite para se alimentar.
  • Rato-preto: medindo entre 15 e 20 cm, os ratos-pretos são chamados de ratos de telhado e são os mais encontrados em casas. Possuem orelhas grandes e costumam se alojar em forros, sótãos, telhados, buracos em paredes ou muros.
  • Camundongo: inteligentes e mais sociáveis, os camundongos infestam o interior das edificações e são bastante ativos durante a noite. Medindo apenas 10 cm, ficam sempre a pouca distância das fontes de alimento.

Nos mais diversos casos, uma equipe especializada no controle de ratos saberá identificar cada espécie e qual o melhor método para acabar com uma infestação. De todo modo, você pode ficar atento a sinais como roeduras, manchas, pegadas, fezes, barulhos e odores para identificar uma possível infestação o quanto antes.

Prevenindo uma infestação

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A melhor forma para evitar que uma infestação de ratos ocorra pela sua casa é seguir algumas medidas de prevenção. Apesar do que muitos pensam, "contratar" um gato para fazer o serviço sujo pode não ser a medida mais efetiva, já que os ratos se escondem no menor sinal de perigo e esperam a hora certa para agir.

Tente instalar grades nos ralos para evitar com que as ratazanas subam pelo encanamento e realize constantemente manutenções em caixas d'água e reservatórios para dificultar o acesso ao líquido. Além disso, evite o acumulo de entulhos e sempre deposite o lixo em latões protegidos. 

Por fim, é importante ter em mente que você dificilmente conseguirá lidar com uma infestação por contra própria usando venenos comuns. O chumbinho, que é vendido ilegalmente, é um exemplo de substância que não possui ação raticida comprovada e pode causar intoxicação grave nas pessoas ou animais de estimação. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.