32
Compartilhamentos

Como é o café da manhã em cada região do Brasil?

Não há nada melhor do que acordar, preparar um café e comer algo muito gostoso para começar o dia. Assim como outras partes da nossa cultura, entretanto, o Brasil é um país bastante vasto e com particularidades sociais para cada região de nosso território. Logicamente, isso não poderia ser diferente para o café da manhã.

Você já parou para pensar o que outros brasileiros que vivem em cidades diferentes da sua comem na primeira refeição do dia? Pensando nisso, hoje nós vamos falar um pouquinho mais sobre a tradição de cada uma das cinco regiões brasileiras quando o tópico é café da manhã. Olha só!

Norte

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Em um café da manhã nortista, você dificilmente fugirá de algumas delícias da terra na hora de se alimentar. Pará, Tocantins e Amazonas são alguns estados que costumam ter um delicioso bolo de mandioca, uma banana assada ou um coco prontos para consumo na mesa logo cedo.

Em geral, muito da alimentação local tem influência da cultura indígena e, portanto, valoriza muito o que a natureza nos oferece para produzir pratos extremamente deliciosos.

Nordeste

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Para morar no nordeste, o que não pode faltar é energia durante a manhã. Por isso, uma tapioca enrolada com um queijo coalho esquentado na chapa podem te dar um gás para começar o dia e se manter produtivo no trabalho. Além disso, o cuscuz é outro alimento que não sai de jeito nenhum do prato dos nordestinos e pode muito bem ser acompanhado de um ovo frito.

Para os amantes de doce, o bolo de rolo é uma opção deliciosa que fatalmente alegrará seu paladar e é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar.

Centro-Oeste

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Agora para quem vai dar uma passadinha por Brasília, Goiânia, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, inevitavelmente se deparará com uma chipa no café da manhã — também conhecida como "pão de queijo paraguaio". Além disso, prepare-se para conseguir abocanhar uma grande variedade de frutas.

Em alguns lugares, especialmente nas fazendas do Mato Grosso do Sul, o café da manhã pantaneiro pode se assemelhar muito com um almoço. Nesses locais, a mistura de arroz carreteiro, carne, linguiça e ovos é uma ótima opção para quem vai pegar pesado no serviço muito cedo.

Sudeste

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

A região do sudeste costuma ter um café da manhã bem diversificado, passando pelo pão na chapa paulista ou pelo tradicional pão de queijo mineiro. Porém, o cafézinho preto parece ser um item essencial para simplesmente todos os lugares dessa região. Mais no interior dos estados, é possível que as mesas apresentem alguma variedade de cuscuz de geladeira com ovo frito e toucinho.

No Espirito Santo e no Rio de Janeiro, o pão com manteiga parece ser um favorito entre a população e o café com leite uma bebida bastante comum para as primeiras horas do dia.

Sul

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Nos três estados do Sul do país, a mesa de frios costuma estar sempre lotada. Influenciados pela cultura alemã, o café da manhã dessa região é bastante recheado com salames, defumados e queijo. Nos chamados cafés coloniais, a cuca é um tradicional bolo de frutas com uma farofa crocante por cima que também tem destaque.

Em dias mais frios, o pinhão — semente da pinha — é cozido e entra para a composição. Por fim, a erva mate não pode ser esquecida em momento algum para os amantes de chimarrão. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.