Por que os lábios ficam 'rachados' no frio?

02/06/2021 às 10:482 min de leitura

Toda chegada de inverno requer um preparo psicológico para muitas pessoas. Com a queda brusca das temperaturas, resfriados se tornam mais frequentes, o nariz começa a escorrer e a busca por um lugarzinho mais confortável debaixo da coberta se torna uma obsessão.

Além disso, outro problema que parece estar sempre presente são os lábios rachados. Afinal, por que ficamos com essas feridas na boca e qual o melhor método para evitar esse problema extremamente desconfortável? Chegou a hora de aprender a lidar com esse incomodo de uma vez por todas.

Lábios ressecados

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

É bastante provável que a cada dia que passe você sinta mais os seus lábios secos como o deserto do Saara. Isso ocorre pois a região da boca é extremamente sensível a agentes externos como o sol, o vento e o frio. Sendo assim, quando o inverno chega, essa região do corpo fica ainda mais delicada e propensa a ter ressecamento e fissuras.

Para piorar a situação, o contato direto com a saliva atrapalha completamente a cicatrização da pele e gera uma irritação primária nos lábios. Essa situação costuma se agravar pelo fato das pessoas possuírem o hábito de ficarem passando a língua nas rachaduras da boca e também arrancando as pelinhas com os dentes.

O ar gelado é responsável por remover a lubrificação de qualquer coisa no mundo, inclusive dos seus lábios recém-lambidos. Portanto, ficar salivando em excesso sobre a boca só vai fazer com que esse ciclo de lamber e secar seja ainda maior, o que deixará seus lábios vermelhos, doloridos e com várias fissuras.

Tratamentos

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Agora que você entende o principal motivo para seus lábios ficarem ressecados, chegou a hora de saber algumas técnicas para diminuírem esse problema. Primeiramente, tenha em mente que você não deve ficar lambendo sua boca a cada 15 segundos, entendido?

Além disso, você pode tentar alguma técnica de exfoliação nos lábios em conjunto do uso de hidratantes labiais. Isso fará com que a nova pele se mantenha protegida do frio e consiga cicatrizar sem maiores problemas durante as próximas semanas. Evite produtos compostos por cânfora, eucalipto e mentol, pois só irão aumentar o problema.

Por fim, é importante buscar sempre estar agasalhado e se hidratar frequentemente ao longo do dia. Utilizar um umidificador de ar dentro de casa também é uma ótima saída para quem quer acabar com o ar seco em lugares internos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: