Seja o primeiro a compartilhar

Cheugy: o que é e qual sua ligação com o termo 'cringe'?

Se você passou pelo menos 10 minutos na internet durante as últimas semanas, você provavelmente já ouviu falar na batalha causada pela utilização do termo em inglês cringe — que em português seria algo parecido como "vergonha alheia". Desde então, a batalha entre Geração Z e Millennials tornou-se o assunto mais comentado no mundo virtual e outros tópicos viraram foco de discussão.

O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que se os mais jovens utilizam a palavra cringe para denominar coisas ou pessoas ultrapassadas, outro termo já existia na língua inglesa para tal objetivo: cheugy. Então, vamos tentar entender um pouco mais sobre essa palavra que já bombava nas redes sociais há quase uma década.

Sucesso no TikTok

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A primeira vez que o termo cheugy apareceu foi em 2013, quando a desenvolvedora Gaby Rasson criou um software e buscava por um nome para descrever pessoas que estivessem um pouco fora de moda. Então, a palavra servia perfeitamente para descrever quem estava no meio termo entre ser muito básico ou completamente cafona.

Mais tarde, o antecessor de cringe virou sensação no cringe. Um dos exemplos disso ocorreu quando a usuária Hallie Cain decidiu fazer um vídeo analisando outro vídeo da plataforma enquanto descrevia a pessoa em questão como "o tipo de pessoa que se casa aos 20 anos" ou com uma "energia #girlboss". Para ela, essa era a definição perfeita de cheugy.

Depois disso, não demorou muito para que várias pessoas adotassem a palavra e também a utilizassem em seus vídeos. Na maioria das vezes, o termo é utilizado para falar sobre coisas de mulheres millennials, mas vale ressaltar que ele pode ser aplicado para qualquer pessoa de qualquer sexo ou idade.

Definição de cheugy

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Pronunciado "chew-gee", a palavra cheugy nunca chegou a ganhar uma definição oficial, mas pode ser interpretada de algumas maneiras. Em geral, ela costuma ser um conceito individual para coisas que achamos ser "o contrário de moda" ou alguém que está "tentando demais ser descolado". O que é cheugy para mim talvez não seja cheugy para você.

Criar suas próprias roupas, por exemplo? Nem um pouquinho cheugy. Embora seja um meme com leve conotação negativa, vale ressaltar que o termo é utilizado muitas vezes pelas pessoas para descreverem conceitos próprios — ao contrário do cringe, que é usado pela Geração Z para satirizar os mais velhos.

E aí, quais são as coisas que você faz que são muito cheugy?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER