Seja o primeiro a compartilhar

'Lésbica Futurista': música brasileira viraliza no TikTok da Rússia

De vez em quando, a música brasileira consegue ultrapassar as fronteiras do nosso país e conquistar o mundo — e não estamos falando de bossa nova, "Ai, Se Eu Te Pego", nem da recente carreira internacional da Anitta

Uma canção de uma artista ainda pouco conhecida até aqui no Brasil (ela tem 8,2 mil seguidores no Instagram) viralizou na Rússia! Todos os jovens estão dançando "Lésbica Futurista", da GA31, no TikTok de lá. O sucesso é tamanho que a música chegou ao 3º lugar das 50 músicas que viralizaram no Spotify russo. Veja com seus próprios olhos:

Como "Lésbica Futurista" chegou à Rússia?

Isso ainda é um mistério. O que se sabe é que alguns influencers russos começaram a música em vídeos aleatórios — poderiam ter usado qualquer outra música, mas usaram "Lésbica Futurista". Como no TikTok é muito simples usar a mesma canção de um vídeo para fazer o seu (basta clicar no título na parte de baixo da tela), isso pode ter ajudado outros influencers a gravar vídeos com a música brasileira. 


@marsyanbaby

????????? ???? ?????

? ???????????? ???? - ????? ????? ??????


@tetorivi

? ????????????? | #todorokishoto #myheroacademia

? ???????????? ???? - ????? ????? ??????



Como dá para perceber, nenhum dos vídeos tem nadinha a ver com a letra de "Lésbica Futurista", da GA31. Mas a verdade é que a música tem uma batida bem dançante e é cantada com uma voz robótica curiosa, de modo que não é necessário entender o que a letra está dizendo para se interessar. 

Como o TikTok também é o paraíso das dancinhas, também tem gente aproveitando "Lésbica Futurista" para fazer seus vídeos com coreografias toscas. Eles parecem não entender nadinha do que está tocando no vídeo — e tá tudo bem, porque a gente aqui do Brasil também não entenderia uma música russa, né? 





A ironia por trás da viralização de "Lésbica Futurista"

O mais irônico disso tudo é que "Lésbica Futurista" viralizou justamente na Rússia, um país bastante LGBTfóbico, com leis proibindo qualquer manifestação que possa ser vista como "propaganda LGBT". E a letra da música fala, justamente sobre... o orgulho de ser lésbica, com trechos como "sapatona convicta" e "lésbicas sem culpa". 

É provável que a música fosse proibida com base nessa lei "anti-propaganda" — isso se os russos soubessem do que ela fala, né?

Para terminar, quem é GA31, afinal? Ela é uma artista relativamente famosa no meio LGBT, mas ainda pouco conhecida do grande público. Suas músicas tem batidas bem dançantes e letras que falam sobre orgulho LGBT de um jeito escrachado, sem meias palavras. Um detalhe importante é que a artista não canta: as letras são "declamadas" pela mulher do Google Tradutor — isso gera um efeito bem original. 

"Lésbica Futurista" foi lançada em 2014, no segundo álbum de GA31, Defame. Já estava na playlist dos LGBTs (inclusive na minha) há alguns anos, mas alcançou a fama mundial agora em 2021, graças ao TikTok. Vale lembrar que outros mega sucessos apareceram na rede social de vídeos, como Old Town Road de Lil Nas X e Say So de Doja Cat. Será que a carreira internacional de GA31 vem aí? 

Para ouvir "Lésbica Futurista" e conhecer outras músicas da artista, confira a playlist "This is GA31" no Spotify:


Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER