publicidade

Por que o fogão deixa as panelas pretas?

04/08/2021 às 14:002 min de leitura

O ditado popular "panela velha é que faz comida boa" é um dos grandes lemas da culinária brasileira, mas não deixa de ser um incomodo para os donos e donas de casa por todos os cantos. Afinal, quem é que gosta de ver seu jogo de panelas novinho em folha adquirir uma aparência desgastada e manchada?

Inclusive, se você tem notado que o fundo das suas panelas passou a ganhar uma coloração preta nos últimos tempos, saiba que o grande culpado por esse fenômeno pode ser o seu fogão. Mas você sabe o porquê disso acontecer? Por isso, hoje nós vamos te ensinar qual pode ser a origem desse problema e como fazer para resolvê-lo. 

Problemas com as chamas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se você é usuário de algum tipo de fogão elétrico ou por indução, é bem provável que esse jamais será um problema para você. O surgimento de manchas pretas nas panelas é algo mais corriqueiro para os donos dos fogões e cooktops a gás, que precisam ficar de olho para a aparição de três tipos de irregularidades:

  • Chamas do fogão não uniformes ou bocas entupidas;
  • Chama amarelada, indicando formação de monóxido de carbono no botijão ou encanamento;
  • Chama muito alta e calor maior do que a panela suporta.

Caso você note algum desses problemas com a chama do seu fogão, considere chamar a assistência técnica ou realizar alguns ajustes por conta própria — como por exemplo regular a válvula de saída do gás. O ideal é que o fogo permaneça sempre em uma coloração azul, queimando de maneira uniforme por toda a circunferência da boca e sem que esteja muito alto ou baixo.

Outro problema que pode acarretar surgimento de manchas pretas ocorre quando o botijão de gás está no fim. Nesses casos, um gás interno chamado pentano também passa a ser expelido para o processo de combustão, fazendo com que a queima fique desregulada e criando problemas para as panelas. 

Lidando com as manchas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Muitos brasileiros recorrem ao uso de esponjas de aço e outros produtos abrasivos para limpar o fundo das panelas das camadas mais grossas de sujeira. Entretanto, essa medida pode prejudicar a cobertura de panelas de teflon ou esmalte e consequentemente diminuir a qualidade do utensílio.

Para quem pretende lidar com as manchas pretas de forma sutil, recomenda-se cobrir as áreas afetadas com bicarbonato de sódio, umedecendo a panela e deixando a mistura agir por algumas horas. Depois disso, basta lavá-la normalmente com água quente e sabão neutro. 

Por fim, outra forma de prevenir o surgimento de manchas é se certificar sempre de que a chama não ultrapasse o limite do fundo da panela. Para pratos que necessitam de fogo alto, busque usar panelas com fundo de ferro revestido, visto que já são mais escuras e feitas para aguentar a temperatura alta. 

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: