5 cápsulas do tempo que estão esperando para serem abertas

23/04/2022 às 08:003 min de leitura

Você já ouviu falar em cápsulas do tempo? Esse é o nome dado para recipientes criados de modo a armazenar coisas com o objetivo de que esses objetos e informações sejam descobertos pelas gerações futuras. Por exemplo, muitos colégios optam por fazer isso na esperança de deixar uma grande surpresa para alunos que virão em algumas décadas.

Portanto, boa parte da brincadeira é a expectativa para o dia que essa cápsula será aberta e tentar imaginar como as pessoas do futuro reagirão aos itens do passado. Ficou interessado no assunto? Então veja só essa lista que nós separamos com cinco cápsulas do tempo que estão esperando para serem abertas e devem fazer grande sucesso!

1. Nickelodeon

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

De todas as grandes cápsulas do tempo espalhadas por aí, poucas delas foram feitas por crianças. Por esse motivo, a Nickelodeon decidiu se unir com o Conselho Mundial Infantil em 1992 para escolher itens que os jovens da década de 1990 achavam melhor representar sua geração — o que incluía um Game Boy, um skate e uma fita VHS de Esqueceram de Mim (1991).

Desde que foi selada em Orlando, nos Estados Unidos, a cápsula já foi movida de lugar duas vezes, sendo a localização mais recente no Nickelodeon Animation Studio em Burbank, Califórnia. A expectativa é que ela seja aberta em 30 de abril de 2042, data que marca os 50 anos do seu enterro.

2. Agulha de Cleópatra

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Erguida pela primeira vez no Egito Antigo em 1450 a.C., a Agulha de Cleópatra é o objeto mais antigo feito pelo homem que permanece de pé no Central Park de Nova York. O objeto chegou aos Estados Unidos em formato de presente para comemorar a construção do Canal de Suez em 1881. 

O que muitos turistas não sabem, entretanto, é que uma cápsula do tempo foi enterrada no local onde hoje está o monumento. De acordo com a Central Park Conservancy, empresa que cuida do parque, não há planos para desenterrar os itens e, enquanto a estrutura permanecer no parque, as cápsulas do tempo provavelmente também permanecerão. 

3. Maior cápsula do mundo

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

No dia 4 de julho de 1975, o empresário Harold Keith Davisson decidiu montar uma cápsula do tempo na cidade de Seward, nos Estados Unidos. Porém, ao contrário dos outros itens dessa lista, essa está para ser aberta em breve. A esperança é que a cápsula seja desenterrada no dia 4 de julho de 2025 — 50 anos depois.

O mais curioso sobre essa cápsula, no entanto, é que ela possui 45 toneladas e foi batizada como a maior cápsula do tempo do mundo pelo Guinness Records em 1977. Davisson morreu em 1999, mas seu legado poderá ser assistido pelos outros habitantes da cidade em 3 anos.

4. Cápsula de 500 mil anos

(Fonte: Marek Lewandowski/Reprodução)(Fonte: Marek Lewandowski/Reprodução)

Se tudo correr como planejado, a cápsula do tempo enterrada no solo de Hornsund em 2017, na Noruega, deve permanecer debaixo do solo por meio milhão de anos. O projeto surgiu pelas mãos do especialista em permafrost da Academia de Ciências da Polônia, Marek Lewandowski.

Na visão de Lewandowski, o objetivo dessa cápsula é ajudar os futuros arqueólogos a entender "quem nós somos agora". Por esse motivo, o tubo de aço guarda amostras de DNA humano e de rato, um telefone celular, uma amostra de meteorito e 300 tardígrados vivos — animais microscópicos extremamente resistentes. 

5. Cápsula do K-Pop

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Nos últimos anos, o gênero musical K-Pop explodiu pelo mundo inteiro. Por esse motivo, o Museu Nacional de História Contemporânea Coreana, em Seul, decidiu exibir uma cápsula do tempo que teve curadoria do BTS, renomado grupo de K-Pop.

Em homenagem ao primeiro Dia da Juventude anual da Coreia do Sul em 19 de setembro de 2019, o grupo selecionou itens que representavam suas “conquistas musicais, memórias, amor e gratidão para com nossos fãs”, disseram os membros durante a cerimônia. O item será aberto em 2039, no aniversário de 20 anos do primeiro Dia da Juventude.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: