Conheça o conteúdo da cápsula do tempo enviada para o espaço

Conheça o conteúdo da cápsula do tempo enviada para o espaço

Último Vídeo

Em um futuro muito distante, algum tipo de vida extraterrestre vai encontrar duas sondas Voyager contendo uma espécie de cápsula do tempo, recheada de diversas informações sobre a Terra, desde hábitos, costumes e conhecimento. Ao menos é o que esperam os técnicos da NASA que, há pouco mais de 40 anos, lançaram ao espaço naves carregando uma mensagem para quaisquer formas de vida que possam encontrá-las.

As sondas foram planejadas para passar a 1,6 ano-luz de distância da estrela AC+79 3888, em Ophiucus, dentro de 40 mil anos e, apesar de estarem chegando no espaço interestelar, ainda são capazes de transmitir informações à Terra, remetendo ao seu objetivo inicial de coletar dados sobre os planetas próximos da órbita terrestre, impulsionadas pela gravidade de Júpiter para navegar, de forma interminável, pelo Sistema Solar. Os cientistas acreditam que estarão em pleno funcionamento até 2020 e, depois disso, serão deixadas por conta própria para "flutuar" no mar de estrelas.

https://www.updateordie.com/2017/08/30/um-disco-de-ouro-ha-40-anos-no-espaco/
(Fonte: Wikipedia/Divulgação)

E foi inspirado nessa ideia que os técnicos da NASA, chefiados por Carl Sagan, decidiram enviar a bordo das naves Discos de Ouro denominados "The Sounds of Earth" (Os sons da Terra, em tradução livre), contendo sons e imagens selecionados como prova da diversidade terrestre. "Esse é um presente de um distante pequeno mundo, um símbolo de nossos sons, nossa ciência, nossas imagens, nossa música, nossos pensamentos e nossos sentimentos", escreveu o ex-Presidente Jimmy Carter em junho de 1977. "Nós esperamos algum dia ter resolvido os problemas que enfretamos, para nos juntar a comunidade da civilização galáctica. Essa gravação representa nossa esperança e nossa determinação, e nossa boa vontade em um vasto e incrível universo".

Sagan, enquanto selecionava junto à equipe o conteúdo que faria parte dos discos, afirmou que "a nave espacial será encontrada e o disco será tocado somente se houver civilizações avançadas que naveguem pelo cosmos no espaço interestelar," reiterando que "para entender o registro, é melhor vê-lo como uma cápsula do tempo ou uma declaração simbólica de algo além de uma tentativa séria em se comunicar com a vida extraterrestre".

Veja abaixo parte do conteúdo encontrado nos discos.

  • Saudações em mais de 50 idiomas;
  • Sons naturais da Terra;
  • Seleção musical com Bach, Beethoven, Mozart e diversos outros grandes nomes da música da época;
  • Mais de 115 magens da vida na Terra;
  • Registros de diagramas matemáticos e descobertas científicas;
  • mensagem 'Per aspera ad astra' (caminho até os astros), escrita por Jimmy Carter em código Morse.
Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.