O que é economia circular e como ala ajuda o mundo?

07/06/2022 às 11:002 min de leitura

Nos últimos anos, a população tem se tornado cada vez mais consciente sobre ações que ajudem a diminuir os impactos do lixo no meio ambiente. Além da reciclagem, outro conceito que vem ganhando mais espaço em algumas discussões é o de economia circular.

Afinal, o que é economia circular?

Economia circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais e reaproveitamento do lixo. Isso se dá por novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Para a economia circular, todos os resíduos se tornam recursos em potencial. Ela se apoia em três princípios simples conhecidos como 3R. São eles:

  • Reduzir o uso mínimo de matérias-primas;
  • Reutilizar ao máximo produtos e componentes;
  • Reciclar todas as matérias-primas possíveis.

A reciclagem é uma das etapas que integra o sistema da economia circular. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)A reciclagem é uma das etapas que integra o sistema da economia circular. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Benefícios da economia circular

Por devolver aquilo que seria descartado ao ciclo de produção, o modelo de economia circular reduz drasticamente a matéria-prima extraída da natureza, além de diminuir o acúmulo de lixo. 

"Ao utilizar menos recursos, você também reduz a necessidade de transportar esses materiais. Isso diminui a pegada de carbono da produção, uma vez que a maioria dos transportes ainda depende de combustíveis derivados do petróleo", explica Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), em entrevista à National Geographic.

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) afirma que um modelo de economia circular poderia reduzir os resíduos industriais em alguns setores de 80 a 99%, e as emissões de 79 a 99%.

Além disso, o modelo visa transformar também matéria-prima orgânica em energia (como frutas e vegetais), que podem ser decompostos por meio da compostagem para se tornarem fertilizantes para a produção agrícola.

Reciclagem x economia circular

Muitas pessoas confundem economia circular com reciclagem. Na verdade, lixo reciclado deve ser apenas uma engrenagem desse tipo de economia, pois ela está no estágio final desse sistema.

Para que a reciclagem seja eficiente, todo o caminho das matérias-primas deve ser pensado de forma sustentável, desde o design dos produtos até o que será feito após o fim de sua vida útil. No sistema linear, a reciclagem acaba sendo apenas uma opção ao descarte, enquanto na circular ela é pensada para ser realmente efetiva e parte do todo.

Apesar de ser apenas uma parte do todo, a reciclagem ajuda a restringir os impactos da economia linear, pois ela reduz o consumo de recursos naturais, ajuda a diminuir as emissões de CO2 e a conter o aquecimento global, além de gerar empregos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: