As 6 bicicletas mais bizarras do mundo

01/07/2022 às 11:003 min de leitura

O homem e os meios de transporte possuem ligação intrínseca. No caso da bicicleta, a ligação é bastante antiga. Ainda que alguns autores defendam que o gênio Leonardo da Vinci tenha sido o responsável pelo desenvolvimento de seu projeto inicial, oficialmente o barão alemão Karl von Drais é considerado o inventor.

Seja como for, sua evolução acompanhou a evolução da própria humanidade, a tal ponto que muitos projetos estranhos, para dizer o mínimo, foram criados. Para provar isso a vocês, trouxemos hoje as 6 bicicletas mais bizarras já desenvolvidas.

1. Bicicleta de Sapatos

A Continental é uma famosa fabricante de pneus. Em uma campanha para demonstrar a qualidade da borracha utilizada em seus produtos, a fabricante se uniu à Adidas, gigante alemã dos calçados, e criou a Shoe Bike, ou Bicicleta de Sapatos.

A proposta envolveu a fabricação de calçados da marca alemã que usassem nas solas a borracha da Continental. Desta maneira, o corpo de uma bicicleta comum foi utilizado e rodas adaptadas foram construídas, usando no lugar de um pneu comum vários tênis. Funcionava, ainda que fosse só uma jogada de marketing.

2. Bicicleta Triângulo de Reuleux

Outra inusitada invenção, a Bicicleta Triângulo de Reuleaux segue o princípio dos polígonos de Reuleaux, conceito matemático em que um polígono tem arcos de mesmo raio, centrado em seus vértices, capazes de criar uma curva particular. A grosso modo, é como se fosse a união de três círculos, mas mantendo bases de suas características, como o giro.

Esta bici foi criada por um engenheiro mecânico chamado Phil Miller, só pelo prazer de colocar os conhecimentos em prática. O nome é homenagem ao engenheiro mecânico alemão Franz Reuleaux, que desenvolveu o conceito dos polígonos que citamos anteriormente.

3. Bicicleta de Hidrofólio

Foram sete anos e sete protótipos até a Manta5, uma empresa neozelandesa de tecnologia, apresentar ao mundo a primeira Bicicleta de Hidrofólio. Ela é um dispositivo que, à primeira vista, lembra muito uma antiga bicicleta ergométrica. Porém, ela tem um segredo escondido.

Esta bike permite que a pessoa que a pedale ande sobre as águas - e sem ser Jesus Cristo. Vamos explicar melhor: para início de conversa, ela é feita exclusivamente para este propósito, andar na água. A empresa, que comercializa o produto direto em seu site, queria permitir ao ciclista andar em qualquer tipo de superfície, incluindo a água.

4. Fat Bike Ski

Esta é outra bicicleta bizarra que parece criada para solucionar um não-problema, mas vamos lá. A Fat Bike Ski é mais um acessório do que uma bicicleta, já que se trata de uma prancha, semelhante a de snowboard, adaptada para encaixe na roda frontal de uma bicicleta comum, justamente para ser utilizada na neve.

Foi um protótipo desenvolvido por Brooke Scatchard, um ciclista de enduros, há quase 20 anos. A proposta dele é que as pessoas apaixonados pela prática pudessem radicalizar ainda mais, fazendo a modalidade na neve. O que foi um projeto de conclusão de curso virou negócio, comercializado diretamente no site da empresa.

5. GlideCycle

Criada nos Estados Unidos, no estado do Oregon, a GlideCycle foi a tentativa de uma empresa de desenvolvimento de produtos para exercícios físicos em criar um dispositivo que pudesse revolucionar a maneira como as pessoas se exercitavam. Parece uma bicicleta, tem corpo que lembra uma bicicleta, tem rodas, mas você não pedala, corre.

Desenvolvida pelo CEO da empresa, David Vidmar, sua proposta era garantir exercício sem dano às pernas e joelhos, garantindo a sensação que fosse semelhante a de descer de uma tirolesa. É, eu sei, parece papo de maluco, mas é um produto sério, comercializado na internet.

6. ElliptiGO Bicicleta Elíptica

Com sede em San Diego, na Califórnia, a ElliptiGO é uma empresa de desenvolvimento de bicicletas especiais, capazes de serem utilizadas na rua, como um meio de locomoção diferentão, ou em casa, como um equipamento de exercícios. No caso da Bibicleta Elíptica, ela tem um corpo muito semelhante a uma bicicleta tradicional, porém sem pedais.

Ela é um híbrido com os aparelhos elípticos das academias, que simulam caminhadas. Então, você já pode imaginar que a proposta dela é simular a experiência de uma corrida, mas com o baixo impacto e garantindo que você pratique no conforto do seu lar e na rua, com amigos. Estranha, mas tem gosto para tudo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: