Estilo de vida
18/09/2022 às 07:00•3 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Não é qualquer pessoa que se aventura em preparar um delicioso bolo caseiro, e as razões para isso são inúmeras. Preguiça, falta de equipamentos, ausência de talento culinário. Por essa razão, a indústria de alimentos fez uma aposta: bolos de caixinha. Porque pode até não saber fazer, mas quase todo mundo é chegado em um doce.
Eles nada mais são do que o conjunto de ingredientes, dispostos nas medidas exatas, exigindo, na maioria das vezes, que você só os junte e coloque no forno. Acontece que, como todo produto industrializado, falta um pouco de "frescor" ao doce. Porém, você sabia que existem alguns métodos que podem dar a esse seu bolo de caixinha um toque especial?
Sim, com algumas medidas simples, aqueles ingredientes que você comprou empacotados em uma mesma embalagem podem virar um bolo com gostinho de feito em casa. Ficou curioso? Então, papel e caneta na mão para anotar nossas dicas.
(Fonte: Unsplash)
Praticamente todo bolo de caixinha tem como premissa te oferecer os ingredientes básicos, exigindo a habilidade apenas de juntá-los. Entretanto, sabia que com a adição de apenas um ovo você já consegue obter um resultado muito mais interessante? Mas não é apenas isso.
Se por acaso você tiver leite e manteiga na geladeira, elevará a qualidade do seu "bolinho" para um belo "quase bolo caseiro". Utilizar estes itens fará com que a massa de seu bolo fique mais macia e saborosa.
Em entrevista para o portal Insider, a chef pâtisserie Pippa Allen também sugeriu acrescentar itens que você tenha na despensa, como nozes, coco ralado, ou mesmo utilizar café no lugar de água. De acordo com Pippa, essas pequenas trocas enriquecem a mistura original.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Ok, podemos admitir que ouvir falar de acrescentar maionese em uma receita de bolo de caixinha é bastante peculiar. Porém, antes de torcermos o nariz, que tal analisarmos a composição da maionese? Bem, ela é feita, basicamente, à base de ovos e óleo, dois ingredientes que a maioria dos bolos exige – vindo ou não na embalagem.
O que a maionese traria de diferente à massa de seu bolo é que deixaria ele mais úmido. E todo mundo que já tenha comido um bolo seco na vida sabe a diferença que faz a maciez para apreciar um bom bolo, não é mesmo?
Antigamente, não era incomum que bolos fossem regados com refrigerantes como Coca-Cola e Guaraná, utilizados somente pela umidade, sem nenhum interesse em sabor. Digamos assim, é um hack gastronômico.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Sour cream, ou creme azedo, no bom português, é capaz de dar um toque bastante especial ao seu bolo de caixinhas. Sua adição torna a massa do bolo mais densa. Quer mais? Aproveite para inserir um pacotinho de pudim instantâneo e garanta muito mais sabor. Essa dica não envolve substituição de ingredientes, apenas o acréscimo para dar um toque especial.
Nossa sugestão apenas é evitar sabores fortes, como chocolate, cuja presença mascararia o sabor do pudim instantâneo. E aí, já tem uma receita pronta para testar? Do contrário, corra ao supermercado, coloque nossas dicas em prática e depois compartilhe os resultados conosco em nossas redes sociais. A gente preferia um pedaço de bolo, mas uma foto está valendo.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Comprar favas de baunilha não é bem uma maneira eficaz para quem quer só fazer um bolo simples e que caiba no bolso. No entanto, no mercado você consegue encontrar essência de baunilha, que com apenas algumas gotinhas consegue conferir um sabor todo especial ao seu bolo de caixinha.
Pode parecer simples demais, mas esse acréscimo (quantidade equivalente a uma colher de chá basta) transforma sua receita. Antigamente, quando nossas mães ou avós faziam bolo, era o truque que usavam para deixar mais saboroso. Logo, vai trazer à memória aquela receita caseira que você comia na infância.