Os rostos eleitos os mais bonitos do mundo, segundo a ciência

29/10/2022 às 12:002 min de leitura

Normalmente se diz pelas ruas que beleza á algo subjetivo, pois cada pessoa tem as suas preferências. Contudo, para a ciência, considerando a proporção áurea, há sim faces que mais se aproximam das proporções do “rosto perfeito” definidas pelos gregos.

Em um recente estudo realizado pelo cirurgião plástico Julian De Silva, foi estabelecido quem seriam as celebridades mais bonitas atualmente. Usando um algoritmo que media áreas do rosto, ele determinou quais eram as personalidades mais simetricamente perfeitas em relação à proporção áurea. Mas o que isso significa?

A proporção áurea

Proporção áurea pode ser sinônimo de beleza? (Fonte: Shutterstock/ Reprodução)Proporção áurea pode ser sinônimo de beleza? (Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

A proporção áurea é um conceito matemático antigo definido pelos gregos como capaz de sintetizar, em números, as medidas que mais se aproximam da “beleza perfeita” (definida pelos próprios gregos, é claro). 

Segundo De Silva, o rosto de uma pessoa é medido utilizando a largura e o comprimento, com os resultados sendo divididos, o que vai gerar as proporções. A ideia é que quanto mais próximas as proporções estiverem do número 1,618, que seria a simetria perfeita, mais bonitas as pessoas serão.  

Ainda de acordo com o cirurgião, são feitas três medidas: do início do cabelo na testa até um ponto entre os olhos, do ponto entre os olhos até um ponto entre o nariz e a boca e, por fim, do ponto entre o nariz e a boca até a parte inferior do queixo. Assim, conforme defende o especialista, as pessoas com essas medidas simétricas vão ser as de beleza mais acentuada. 

Você pode encontrar a proporção áurea com outros nomes como “número de ouro”, “razão áurea”, “divina proporção” ou simplesmente pela letra grega Phi – acredita-se que seja uma homenagem ao matemático e arquiteto grego Phidias, que teria sido o primeiro a usar o princípio. 

As pessoas mais bonitas do mundo

Essa não é a primeira vez que o Dr. De Silva faz esse estudo. Na anterior, as celebridades que tiveram maior nota foram a atriz Amber Heard e a modelo Bella Hadid. A atriz teve a pontuação de 91,85%, enquanto a modelo alcançou o primeiro lugar com 94,35%. Já no estudo atual, a vencedora foi a atriz britânica Jodie Comer, com a pontuação de 94,52%. Em segundo lugar ficou a atriz Zendaya, com 94,37%.

Jodie Comer e Zendaya, os rostos mais simétricos, respectivamente. (Fonte: Gareth Cattermole/Matt Winkelmeyer/Getty Images)Jodie Comer e Zendaya, os rostos mais simétricos, respectivamente. (Fonte: Gareth Cattermole/Matt Winkelmeyer/Getty Images)

Entre os homens, o campeão foi o Batman, ou melhor dizendo, seu intérprete, Robert Pattinson, avaliado na razão áurea de 92,15%. O ator Henry Cavill ficou em segundo, com 91,64%, seguido por Bradley Cooper com 91,08%. 

Robert Pattinson, Henry Cavill e Bradley Cooper, respectivamente. (Fonte: Getty Images)Robert Pattinson, Henry Cavill e Bradley Cooper, respectivamente. (Fonte: Getty Images)

Certamente você deve estar se perguntando: “tá, mas cadê o Brad Pitt?”. Calma, ele ficou em quarto lugar, com 90,51%. É preciso lembrar que isso é apenas um conceito, não é regra. Talvez, para você, o Adam Sandler tenha um espaço nessa lista.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: