5 curiosidades sobre Afrodite, a deusa grega da beleza

12/05/2022 às 04:002 min de leitura

Afrodite é uma das deusas mais conhecidas da mitologia grega. Ela é constantemente celebrada como a deusa da beleza, do amor e da atração sexual. Afrodite é tida como uma mulher estonteante que bastava olhar para ela para apaixonar-se perdidamente.

Seu nascimento é explicado por lendas diferentes. Em algumas mitologias, quando deus Cronos matou seu pai Urano, cortou seus genitais e atirou-os no mar. Da espuma do oceano, localizado na ilha de Chipre, teria surgido Afrodite, já adulta. Já o famoso poeta grego Homero escreveu que Afrodite era filha de Zeus com a titânide Dione.

Cultuada no mundo todo, a história de Afrodite é cercada de fatos interessantes. Conheça 5 deles.

1. Afrodite chegou a se casar, mas era infiel

(Fonte: Afrodision)(Fonte: Afrodision)

Mesmo tendo cativado inúmeros corações e colecionado muitos amantes, Afrodite chegou a se casar com o deus Hefesto - o mais feio dos filhos de Zeus. O casamento foi, digamos, "arranjado": Hefesto resolveu um problema para Zeus e, em retribuição, pediu a mão de sua linda filha. 

Afrodite casou-se, claro, meio a contragosto. E durante todo o casamento, manteve um caso com Ares, o deus da guerra, com quem tinha uma ligação carnal irresistível. E o mais curioso é que Hefesto pegou os dois no flagra, preparou uma armadilha para prendê-los nus e exibi-los para todos os demais deuses gregos. Mas, ao invés de humilhá-la, como desejava, eles ficaram apaixonados por sua beleza estonteante.

2. Ela é uma das causas da guerra de Troia

(Fonte: Quadro Giz)(Fonte: Quadro Giz)

O famoso episódio da guerra de Troia, contado na Ilíada, de Homero, tem também uma participação de Afrodite. Isto porque a história narra que Afrodite, Hera e Atena entraram num concurso para que se elegesse a deusa mais bonita. Zeus, espertamente, não quis resolver o impasse, e ordenou que o príncipe Páris, de Troia, julgasse as participantes e tomasse a decisão.

Afrodite prometeu a Páris que, se ela fosse escolhida, daria a ele Helena, a mulher mais linda da Grécia, para ser sua esposa. Páris aceitou a proposta, fato que acabou levando à ocorrência da guerra de Troia.

3. Afrodite era descrita como temperamental

(Fonte: Wikipedia)(Fonte: Wikipedia)

A mitologia conta que a beleza sublime de Afrodite nem sempre coincidia com o seu temperamento. Algumas histórias falam que, algumas vezes, ela foi vingativa, raivosa e facilmente ofendida. 

Há mitos que dizem que Afrodite se vingou de homens que a magoaram e causou castigos a mulheres que ousaram sugerir serem mais bonitas que ela.

4. Ela teve 17 filhos

(Fonte: Projeto Mayhem)(Fonte: Projeto Mayhem)

A mitologia conta que Afrodite teve no total 17 filhos, com diferentes pais. Dentre eles, estão Hermafrodito (filho com Hermes, deus da comunicação e do comércio), Enéas (filho com Anquises), Priapo (com Dionísio, deus do vinho), Eros (também conhecido como Cupido), Fobos, Deimos e Harmonia (com Ares, deus da guerra).

5. O culto à Afrodite já esteve ligado à prostituição

(Fonte: History Channel)(Fonte: History Channel)

Por mais incrível que pareça, na Grécia Antiga, houve um culto à Afrodite que esteve ligado à prostituição. Isto porque, na cidade de Corinto, havia uma espécie de "prostituição sagrada" que ocorria nos templos da deusa, pelas chamadas "hierodulas" - mulheres que dedicavam sua vida para exercer a prostituição de forma abnegada, em homenagem à Afrodite.

Consta-se que os templos chegaram a ter mais de mil hierodulas trabalhando em prol deste culto. Quem visitasse os locais podia manter relações sexuais com elas e depois pagar algum tipo de tributo destinado à manutenção do templo. Diz-se que estas mulheres raspavam a cabeça para se diferenciar das prostitutas convencionais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: