Artes/cultura
26/11/2022 às 09:00•2 min de leitura
Em 2017, a cidade de Melbourne, na Austrália, inaugurou Legoland Discovery Center — um parque temático dos tradicionais brinquedos LEGO. No entanto, uma situação inusitada gerou grande revolta por parte da população adulta: quem não estivesse acompanhado de uma criança simplesmente não poderia entrar no local.
O centro é voltado para crianças entre 3 e 10 anos, que precisam estar acompanhadas de adultos. Porém, a direção do local decidiu barrar qualquer adulto que tentasse entrar sem um filho menor de 16 anos, até mesmo aqueles que tinham comprado um passe anual de US$ 77 – e que ficaram furiosos por não terem sido informados sobre qualquer requisito de idade. Entenda a situação!
(Fonte: LEGO Discovery Centre/Reprodução)
Na época de inauguração do parque temático, muitos adultos se demonstraram indignados nas redes sociais por não poderem desfrutar do novo Legoland Discovery Center sem a companhia de uma criança. Inclusive, um dos incomodados chegou a ameaçar apresentar uma queixa de direitos humanos contra a LEGO, responsável pelo parque.
Em comunicado oficial, a empresa emitiu um comunicado falando a respeito da controvérsia. “Para manter constantemente um ambiente acolhedor para brincar, os Centros não permitem a entrada de nenhum grupo de adultos, casais adultos ou adultos sozinhos, que não estejam acompanhados por uma criança pequena ou filhos”, dizia o texto.
Para amenizar a situação, o parque de Melbourne chegou a anunciar que planejaria uma "noite adulta" uma vez por mês — algo que é popular em outros locais onde os parques estão instalados. Ao todo, existem outros 17 Discovery Centers da LEGO em todo o mundo, incluindo Berlim e Tóquio. Vale ressaltar, no entanto, que os Discovery Centers são diferentes da LegoLand, que é um parque de diversões sem qualquer tipo de restrição de idade.
(Fonte: LEGO Discovery Centre/Reprodução)
Embora a regra criada pela LEGO pareça um tanto quanto inacreditável, basta uma breve pesquisa nas plataformas sociais dos Discovery Centers para notar que a regra é verdadeira. No entanto, até hoje a empresa ainda não forneceu nenhum tipo de explicação para o motivo dessa restrição de idade existir.
É possível imaginar que a empresa tenha uma grande preocupação quanto deixar adultos sem filhos perto de uma multidão de crianças, o que poderia proporcionar um ambiente favorável a sequestros ou outro tipo de práticas criminosas. Sendo assim, essa limitação serviria como uma forma de prevenção.
De todo modo, a polêmica não foi suficiente para afastar os consumidores do parque temático. Nas semanas seguintes ao lançamento, muitos papais e mamães australianos levaram seus filhos até o local, com a única crítica aparente sendo feita em relação aos preços altos para consumir algo lá dentro.
Como mostra a LEGO, gostar de algo infantil quando adulto não tem nada de errado e inclusive é outro tipo de público que a empresa leva em consideração. Mesmo assim, os criadores do parque não acreditam que seja um direito irrevogável de qualquer adulto entrar em um espaço projetado para crianças.