Por que o Paraguai é tão popular para compras?

26/11/2022 às 12:002 min de leitura

A maioria de nós conhece alguém que adora viajar ao Paraguai para ir às compras, mesmo que a situação econômica do país vizinho seja pior do que a do Brasil. Normalmente, turistas que vão até Foz do Iguaçu tendem a cruzar a fronteira para garantir preços melhores em eletrônicos, bebidas ou seja lá o que for.

Porém, será que realmente vale a pena ir até outro país para tentar garantir um desconto? O Paraguai é melhor que o Brasil em termos de comércio? Segundo especialistas, os preços podem chegar a ser 50% menores do que os praticados em nosso país e essa não é a única vantagem. Entenda!

Dinâmica de preços

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Quando o assunto é mercadoria paraguaia, muitas pessoas tendem a acreditar que a relação dos preços mais baratos significa produtos falsificados ou de segunda linha. A verdade, porém, não é bem essa. Em geral, a logística e a distribuição desses itens é o que mais influencia na composição dos preços.

Uma vez que um produto percorre um longo caminho até chegar à loja onde você o adquiriu, cada etapa adicional faz com que ele se torne mais caro. Como o Brasil possui um território muito mais extenso do que o Paraguai, os preços só tendem a aumentar com a passagem em portos, aeroportos e rodovias.

No território vizinho, o caminho é consideravelmente mais curto, o que faz com que o valor final para o consumidor seja mais agradável do que em outros mercados. Além disso, a dimensão do Paraguai facilita e agiliza a entrega dos produtos para os lojistas. Por fim, os impostos praticados sobre esses itens também é menor do que aqui, onde a legislação exige a tradução das informações contidas nas embalagens e manuais. 

Tributação de produtos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Ao contrário do que acontece no Brasil, o Paraguai adota uma tributação única todas as coisas, chamada de Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Entretanto, esse imposto não é cobrado de visitantes estrangeiros — tornando as compras em território paraguaio muito mais agradável para brasileiros.

Quando vamos até lá adquirir produtos, temos isenção de 10% sobre o valor final. O mesmo não acontece aqui quando compramos algo que foi importado. Devido aos diversos impostos aplicados no nosso país, podemos chegar a pagar 70% a mais do que o valor original de um item quando compramos nas lojas mais perto de nossas casas.

Porém, é preciso ressaltar que tudo tem um limite. Assim como acontece em outros países, nós podemos comprar um máximo de US$ 500 isentos de taxas no Paraguai — limitação com validade de 30 dias. Ou seja, se você extrapolou esse limite, só poderá comprar naquela região sem limitações após um mês.

Portanto, realmente vale a pena ir até o Paraguai? Como vários itens em território paraguaio são comprados baseado na moeda norte-americana, os preços eram mais atraentes quando a disparidade entre Real e Dólar era menor. De qualquer forma, se você mora numa região próxima ao país vizinho ou estará lá para turistas, a ida ao mercado pode continuar sendo benéfica para poupar um dinheiro. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: