Ciência
23/12/2022 às 11:00•2 min de leitura
Quando se fala em Natal, a primeira coisa que vem à mente de muitos é a figura do Papai Noel. Porém, isso não acontece em todos os países, já que alguns guardam tradições bem diferentes e aterrorizantes.
A seguir, confira algumas tradições natalinas capazes de botar medo em qualquer criança (e até mesmo em alguns adultos).
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Quem se comporta ao longo do ano tem a felicidade de saber que Papai Noel está a caminho de casa trazendo uma sacola repleta de presentes. Porém, para quem não se comporta, a visita é de outra criatura: Krampus.
Krampus é uma espécie de demônio que surge para assustar e punir quem fez diversas travessuras ao longo do ano. Sua tradição ainda é bastante comum atualmente na Áustria, e para acalmar sua ira é preciso oferecer shnapps, que é uma espécie de aguardente da região.
(Fonte: PennLive)
Em alguns lugares da Europa, crianças que não se comportaram bem ao longo do ano podem receber a visita de Belsnickel.
Sempre coberto de trapos para tampar o rosto e impedir que o reconheçam, ele visita as casas dias antes do Natal para alertar as crianças que falharam no bom comportamento. Caso o pequeno ou pequena não mude de atitude, pode ficar sem presente e ainda apanhar bastante.
(Fonte: France Bleu)
Tendo sua origem na França e no sul da Bélgica, o Père Fouettard é uma criatura que anda junto com o Papai Noel distribuindo carvão para quem não se comportou ao longo do ano e, de quebra, acertando os mais danados com chicotadas.
(Fonte: Super Interessante/Reprodução)
Mais um "ajudante de Papai Noel" responsável por ficar de olho em quem foi ruim ao longo do ano. Sobre o seu visual, ele usa sempre um manto marrom e uma máscara, além de carregar um saco de cinzas.
(Fonte: Guide to Iceland)
Para quem nasceu na Islândia, Gryla pode ser literalmente um pesadelo. Na tradição local, ela é uma bruxa com três cabeças e três olhos em cada uma delas, além de apresentar chifres de bode muito visíveis e devorar crianças inocentes.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Para os galeses, é comum realizar visitas a diversas casas carregando o crânio de um cavalo como um pedido para entrar e comer junto com aquela família. Trata-se de Mari Lwyd, um personagem todo decorado com panos e, ao mexer as mandíbulas, seus dentes estalam, o que certamente deve ser o bastante para amedrontar os pequeninos.