Calcio storico: o violento esporte que inspirou o futebol americano

07/01/2023 às 10:002 min de leitura

Embora seja bastante provável que você nunca nem mesmo tenha escutado falar sobre o calcio storico em sua vida, as chances de você conhecer pelo menos uma modalidade que derivou desse clássico esporte italiano chega a ultrapassar os 100%. Criado durante a Renascença Italiana, esse jogo reúne duas equipes lutando em um campo para defender seu lado e conseguir marcar um gol no adversário.

Essa definição parece familiar? Futebol, hóquei, lacrosse, rúgbi e futebol americano são todos adaptações desse mesmo tema. No entanto, uma coisa separa o calcio storico do restante: a mais pura e verdadeira violência. Conheça mais sobre esse esporte curiosíssimo ao longo dos próximos parágrafos!

As regras do calcio storico

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Apesar de ser um esporte de bola, onde o maior objetivo é fazer gols, o calcio storico possui um enfoque muito grande nas lutas dentro de campo. E quando falamos sobre esporte de contato é porque, nesse caso, a coisa é séria: os jogadores podem livremente sair no soco até tomar a posse do adversário.

Segundo as regras, duas equipes de 27 jogadores devem começar a partida em lados diferentes de um campo retangular, com uma bola posicionada no meio da arena. Durante 50 minutos, os atletas devem fazer de tudo para colocar a bola na rede adversária. Em determinado momento da história, a participação nesse campeonato era limitada a residentes nativos de Florença, mas as regras modernas agora permitem que cada equipe tenha dois membros "externos".

Os pontos podem até ser o que torna uma equipe vitoriosa nesse esporte, mas o foco da torcida costuma estar no combate corpo a corpo. Para se ter ideia, uma das equipes locais recrutou um atleta profissional de MMA do Reino Unido em junho de 2022, em uma tentativa de sair na frente de seus rivais quando o assunto era porradaria.

Importância cultural

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Não é nada anormal que os participantes do torneio de calcio storico saiam de campo com rostos ensanguentados e até mesmo alguns ossos quebrados. Mas qual o objetivo de tudo isso? Na realidade, a premiação é o menor dos objetivos. Afinal, a equipe vencedora recebe uma vaca, um pouco de dinheiro e um pedaço de tecido pintado chamado "palio" — que nada mais é do que uma flanela dos vitoriosos.

Como a maioria dos esportes, a moeda mais valiosa para os jogadores é a glória. Visto que essa é uma modalidade disputada entre os habitantes de alguns bairros de Florença, sair vencedor é poder se colocar na posição de lenda na região por pelo menos um ano.

Em geral, existe um orgulho cultural muito grande quando o assunto é o calcio storico. Sem contar que, para quem vive esse mundo, essa é uma forma de libertar um lado animalesco e se conectar com o passado das arenas — valendo tanto para jogadores quanto para torcedores. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: