Estilo de vida
17/01/2023 às 11:34•2 min de leitura
Você já se pegou analisando alguns carros na rua somente para perceber que muitos deles possuem curiosas formas circulares ou quadradas em seus para-choques? Apesar disso tudo parecer apenas mais uma esquisitice cosmética inventada pelas montadoras de automóveis, essas aberturas têm um papel mais importante do que imaginamos.
Seja no para-choque traseiro ou no dianteiro — possivelmente em ambos —, essas formas estranhas são, na realidade, o que chamamos de tampas do olhal de reboque. Assim que esses painéis de plástico são retirados, revela-se uma porca soldada, que faz parte da viga do para-choque do veículo e é por onde se torna possível aparafusar um olhal de reboque. Entenda mais sobre o assunto!
(Fonte: Shutterstock)
O olhal do reboque, para quem desconhece, é a peça do carro onde cabos ou cordas podem ser presos, idealmente permitindo que o carro seja puxado com segurança por um caminhão de reboque sem que ocorra qualquer tipo de dano ao para-choque. No entanto, essa não é a melhor alternativa para reboques de longa distância ou para puxar um veículo para fora de uma vala lamacenta.
O motivo? Os olhais de reboque não têm muita força lateral, o que quer dizer que são projetados apenas para seguir em frente e somente se o veículo ainda estiver em condições adequadas para rodar — ainda possuindo as quatro rodas.
Por esse motivo, não é muito recomendado que as pessoas tentem usar essa peça por conta própria caso desconheçam sua mecânica. Nesse sentido, o mais recomendado é conversar com o operador do caminhão de reboque antes de fazer qualquer coisa.
(Fonte: Next-Gen Speed)
Para quem for bom observador, é nítido que as tampas dos olhais de reboque se tornaram mais comuns em carros modernos do que acontecia no passado da indústria automobilística. Mas por que aconteceu essa proliferação? Em primeiro lugar, todo esse processo passa por um verdadeiro apelo estilístico.
Durante a década de 1980, muitos carros sofisticados foram projetados para usar o olhal de reboque, algo que se tornou ainda mais popular em 1990. O principal motivo era que os carros importados que eram mais baixos ou tinham painéis de carroceria dianteiros mais próximos do chão precisavam desse tipo de aparelhagem para não sofrer muitos danos em caso de imprevistos.
Atualmente, o olhal de reboque se tornou ainda mais comum porque essas peças se tornaram obrigatórias nas extremidades dianteira e traseira de todos os carros de passageiros lançados na Europa. Na América do Norte essa obrigação ainda não existe, mas as montadoras de lá utilizam o olhal de reboque de qualquer forma para atingir "múltiplos mercados".
No fim das contas, todas essas medidas mantém as coisas mais simples, mais acessíveis e facilitam o transporte de veículos em casos de acidentes. A existência dessa peça é um reflexo da demanda do mercado por uma maneira mais segura de puxar os veículos sem danificá-los.