Campeonato de tapa na cara: conheça os perigos do violento esporte

10/02/2023 às 12:003 min de leitura

Campeonatos de tapa na cara foram o assunto das últimas semanas, após um clipe mostrando um dos competidores ficando com o rosto desfigurado viralizar na internet, subitamente botando a competição debaixo dos holofotes.

Enquanto torneios de estapeamento mútuo estejam se popularizando, as opiniões online não são um consenso — e agora um neurocientista e ex-lutador profissional entrou na discussão, criticando bastante os campeonatos que tomaram conta das discussões na web.

Leia também: Futebol americano: como as concussões afetam a vida de um atleta?

Especialista critica torneios de tapa na cara

(Fonte: Gaelen Morse/Getty Images)(Fonte: Gaelen Morse/Getty Images)

Com o tema se tornando extremamente popular, o neurocientista e expert em concussões Dr. Chris Nowinski criticou as competições de tapas na cara. "Acredito que adultos podem optar por fazer trabalhos perigosos se eles entendem os riscos e se esforços razoáveis forem feitos para protegê-los," começou o especialista em seu Twitter.

Nowinski, que já foi lutador profissional da WWE, é um dos fundadores da Concussion Legacy Foundation (CLF), uma instituição sem fins lucrativos que visa prover suporte a atletas, veteranos de guerra e pessoas afetadas por concussões ou portadoras de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC). A doença degenerativa, que também conhecida como a Síndrome do Boxeador, pode levar ao desenvolvimento de demência.

Imagem compara cérebro saudável (esquerda) com um afetado pela ETC (direita), doença que lentamente mata células cerebrais. (Fonte: Dr. Ann Mckee/Boston University/Reprodução)Imagem compara cérebro saudável (esquerda) com um afetado pela ETC (direita), doença que lentamente mata células cerebrais. (Fonte: Dr. Ann Mckee/Boston University/Reprodução)

O neurocientista e ex-lutador disse ainda que "cabeças sendo acertadas sem possibilidade de defesa é apenas triste," apontando para a potencial ocorrência de danos cerebrais nos participantes em nome do entretenimento. "Isto me lembra que pessoas que não se assumem riscos geralmente exploram aqueles arriscam," finalizou.

Como explica o site da CLF, a Síndrome do Boxeador é uma doença cerebral degenerativa bastante associada a veteranos militares, atletas e pessoas com histórico de trauma cerebral repetitivo — categoria em que caem os participantes dos já infames campeonatos de tapa na cara.

O ETC faz com que a proteína Tau deixe de funcionar corretamente no organismo, causando uma reação em cadeia que faz com que as células cerebrais lentamente sejam impactadas e mortas. Os sintomas da doença podem demorar para aparecer, podendo surgir vários anos após os impactos na cabeça.

Em outra publicação no Twitter, o neurocientista criticou duramente os organizadores do Power Slap, um programa de TV sobre torneios de tapa na cara que começou a ser exibido recentemente nos Estados Unidos. "Exploração pura," pontuou o expert.

Competidor ficou com rosto desfigurado

Os comentários do especialista em concussões criticando os torneios de tapas na cara vêm em resposta ao vídeo viral que mostra o estado físico do campeão no final de uma competição.

Na ocasião, o atleta Sorin Comsa pode ser visto com o rosto bastante inchado, sujo de cal e sangrando em diversos pontos. Todo o lado esquerdo da cabeça do competidor parece simplesmente desfigurado.

Ainda assim, a competição prosseguiu e Comsa saiu vitorioso, garantindo o cinturão, o título de campeão e o prêmio de apenas 5 mil euros (menos de R$ 30 mil) — quantia esta que provavelmente não cobriria custos médicos caso os danos se mostrassem mais sérios.

Fãs e curiosos vêm acompanhando a recuperação do atleta em publicações em suas redes sociais, onde é possível perceber uma grande diminuição no inchaço em seu rosto. Porém, a melhora visual não invalida a preocupação do Dr. Chris Nowinski — principalmente se Comsa e outros atletas continuarem participando da violenta competição.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: