Ciência
28/04/2023 às 12:00•2 min de leitura
A proteção de uma residência ou comércio contra invasões e roubos é uma das principais preocupações dos proprietários. Os sistemas de segurança muitas vezes são caros, difíceis de instalar e ainda podem deixar o imóvel mais feio. No entanto, a tinta antiescalada pode resolver esses problemas e ainda oferecer a proteção necessária.
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa britânica Camrex Paints no início dos anos 1960 e pode ser encontrada em lojas de ferramentas e artigos para casa em todo o mundo, inclusive pela internet. Apesar do preço da tinta antiescalada ser mais caro que outras tintas comuns, o valor tende a ser mais barato que a instalação de outros dispositivos de segurança.
O possível invasor fica com as mãos sujas, mas não consegue escalar os materiais com a tinta especial. (Fonte: New Venture/Divulgação)
A tinta antiescalada é um revestimento não secante aplicado em superfícies para torná-las escorregadias e, assim, impedir que alguém possa escalar ou invadir a propriedade. Quando a tinta é aplicada, ela seca em uma camada fina e brilhante, mas permanece úmida e escorregadia abaixo da superfície.
Quando alguém tenta escalar a superfície revestida com tinta antiescalada, a camada superior é violada e a pessoa fica com as mãos escorregadias, tornando difícil ou quase impossível continuar a escalada.
A tinta antiescalada é normalmente aplicada em camadas de 3 mm de espessura e pode permanecer eficaz por, pelo menos, três anos, mesmo em condições climáticas extremas. Ela é projetada para aderir a qualquer superfície e é difícil de remover, mesmo com produtos químicos fortes.
Para evitar possíveis processos judiciais, é importante afixar um aviso sobre a tinta antiescalada. (Fonte: Flickr/Cesar Aponte/Reprodução)
A tinta antiescalada pode causar danos materiais e físicos não intencionais, portanto, é fundamental assumir a responsabilidade pela aplicação da tinta e estar ciente dos riscos envolvidos. Por isso, é importante seguir as instruções do fabricante quanto à aplicação da tinta, incluindo a preparação adequada da superfície e a aplicação em camadas uniformes.
Ao aplicar a tinta antiescalada, é necessário usar roupas protetoras, como luvas e óculos de proteção, para evitar o contato direto com a pele e os olhos. O material químico adere facilmente aos órgãos e é de difícil remoção.
Outro cuidado importante é a sinalização da área onde a tinta foi aplicada. Placas de aviso devem ser instaladas para alertar os transeuntes sobre a presença da tinta antiescalada e evitar possíveis acidentes. A aplicação da tinta deve ser realizada acima de 1,8 metro para evitar o contato com pessoas e animais de estimação.