Ciência
30/05/2023 às 06:30•2 min de leitura
O vídeo de um peixe observando um mergulhador no fundo do mar viralizou no Twitter na última quinta-feira (25), chamando a atenção pelas características peculiares do animal, com feições humanas, e a sua curiosidade em acompanhar o humano de perto. O comportamento gerou memes e comparações.
Na gravação, o homem tenta quebrar uma concha usando um martelo, enquanto o peixe gigante o acompanha e fica bem perto da sua mão, precisando ser afastado pelo mergulhador. Logo após, ele é alimentado com o molusco.
Devido às semelhanças, alguns internautas compararam o vídeo com os episódios em que o Chaves aparece observando o Seu Madruga trabalhando ou lendo o jornal. Nos comentários do tweet, também não faltaram outras brincadeiras — houve até quem comparasse a cena com as pessoas fiscalizando obras nas ruas.
This fish is cracking me up pic.twitter.com/TNVpSMcdXe
— QENNY Electrified ?? (@AKBrews) May 25, 2023
Mas o que muita gente não sabe é que o mergulhador e o peixe vistos no vídeo viral do Twitter são amigos há cerca de 30 anos, segundo a Atlas Obscura. Eles se encontram frequentemente nas águas da Baía de Tateyama, no Japão, e mantêm uma relação bastante cordial.
O mergulhador japonês Hiroyuki Arakawa conheceu o peixe com feições humanas, batizado de Yoriko, quando supervisionava a construção de um portão subaquático naquela região, há quase 30 anos. O animal, da espécie bodião asiático, estava machucado e tinha dificuldades para se alimentar.
Arakawa passou a cuidar dos ferimentos do kobudai, como este tipo de peixe também é chamado no Japão, e a dar comida na sua boca. O tratamento durou vários dias e, em meio ao processo de recuperação, os dois acabaram criando uma relação de amizade.
Mesmo com pouco mais de 80 anos, atualmente, o profissional continua a se encontrar com Yoriko. Quando ele chega ao portão no fundo do mar, basta bater na estrutura de metal algumas vezes, com o mesmo martelo que aparece no vídeo, para o peixe se aproximar.
Em entrevista ao Great Big Story, o mergulhador disse acreditar que ganhou a confiança do animal após o tratamento e ele, em retribuição, passou a tê-lo como amigo. Os encontros entre Arakawa e o kobudai geralmente terminam com um beijo do homem no peixe e são registrados na página do mergulhador no Facebook.
Encontrado nas águas do Japão, Coreias e China, o bodião é um peixe que pode chegar a 1 m e pesar até 15 kg. Suas características incluem uma proeminência na cabeça, queixo enorme, olhos grandes e mandíbula inferior grossa, resultando em uma aparência estranha e assustadora.
O kobudai também ficou famoso por ser um dos peixes que podem mudar de gênero. Hermafrodita sequencial, o animal nasce fêmea, mas é capaz de se tornar macho caso seja necessário para o acasalamento, se não houver muitos deles no ambiente. Este processo de transformação leva cerca de um mês.