Ciência
01/06/2023 às 06:30•2 min de leitura
No universo do fitness e do bem-estar, surge uma abordagem que vai além dos treinos convencionais e da busca pelo corpo perfeito. O mahamudra, termo sânscrito que significa "grande gesto", é um método de desenvolvimento humano que integra exercícios físicos intensos com práticas espirituais e meditativas.
A Mahamudra Brasil, liderada pelos idealizadores Cesar Curti e Bruno Peloy, tem conquistado uma legião de adeptos dessa modalidade com seu estilo de vida holístico que une mente, corpo e espírito.
O casal de ex-BBB's Jonas Sulzbach e Mari Gonzalez são praticantes do mahamudra. (Fonte: Mahamudra Brasil/Divulgação)
Nas aulas de mahamudra, não espere encontrar apenas uma sequência monótona de exercícios. O método vai muito além disso. Os alunos são desafiados a superar seus limites em um ambiente inspirador, com equipamentos que vão desde kettlebells e sandbags até TRX, barras, argolas e elásticos.
Além disso, são incorporadas técnicas de artes marciais, esportes aeróbicos, ginástica natural e treinamento para maratonas.
As aulas de mahamudra são geralmente realizadas em parques, onde a natureza se torna um elemento fundamental, pois possibilita aos participantes se conectarem consigo mesmos e com o ambiente que os envolve. Tal conexão fortalece o espírito e acalma a mente.
Cesar Curti é ex-modelo internacional e é um dos fundadores da Mahamudra Brasil. (Fonte: Mahamudra Brasil/ Divulgação)
Embora muitos busquem o mahamudra com o objetivo de conquistar um corpo escultural, a prática vai muito além dos resultados estéticos. O foco principal é o desenvolvimento integral do ser humano, abrangendo os três pilares fundamentais: corpo, mente e espírito. O mahamudra, conforme acreditam seus participantes, proporciona uma experiência completa de evolução pessoal.
Assim, a técnica oferece muito mais do que apenas definição muscular e queima calórica. As aulas intensas promovem um trabalho completo de força, resistência, flexibilidade e potência. Os praticantes desenvolvem consciência corporal aprimorada, aumentam sua energia, vitalidade e concentração, além de experimentarem uma excelente tonificação muscular.
A prática do mahamudra também cuida da mente e da conexão com a natureza. (Fonte: Mahamudra Brasil/ Divulgação)
No âmbito mental, o mahamudra busca resgatar o domínio da mente consciente e subconsciente. Por meio de técnicas de meditação e práticas de controle mental, os praticantes aprendem a direcionar seus pensamentos e potencializar seu poder mental. Dessa forma, eles atraem experiências positivas, libertam-se do desnecessário e reprogramam suas mentes para focar em seus objetivos.
Já no aspecto espiritual, o mahamudra estimula a evolução pessoal através da prática diária da gratidão e da lei da atração. Ainda, os praticantes são incentivados a ajudar não apenas a si mesmos, mas também a outras pessoas, construindo um senso de comunidade e empatia.
Como se percebe, o método convida os praticantes a darem um passo além de seus limites físicos, em direção a uma jornada de transformação pessoal e autodescoberta.