Banshee: a lenda do espírito feminino da mitologia celta

07/10/2022 às 09:002 min de leitura

De acordo com o folclore irlandês, Banshee seria um espírito feminino, responsável por anunciar a morte de um indivíduo. Para tal, ainda segundo a lenda, ela faria isso gritando, lamentando ou emitindo um som prolongado e agudo, que transmitiria uma tristeza profunda.

A origem do nome, do irlandês antigo ben síde, ou "mulher do monte de fadas", possuiria ligação com tumulus ou mamoa. O tumulus é um monte de terra e pedras que é erguido sobre uma sepultura, característico do campo irlandês, e é conhecido como síde no idioma irlandês antigo.

O perfil de Banshee

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Contam os relatos do folclore irlandês que o espírito de Banshee teria cabelos compridos e utilizaria uma capa cinza, vestida sobre um vestido verde. Quem olhasse para ela enxergaria uma mulher cujos olhos estariam vermelhos de irritação, causada pelo choro contínuo.

Em alguns contos antigos, a apresentação do ser mitológico é um diferente. Além de roupas distintas, seus cabelos são descritos como ruivos, além de uma aparência horrível. Há, ainda, quem conte que Banshee assumiria a forma de uma virgem da família que irá perder um parente, para contar a ela que algo ruim irá acontecer.

Não fica muito preciso se o aparecimento do ser teria uma conotação de tragédia. Isto é, ela não seria uma pré-morte, mas uma espécie de aviso que permitisse à família desfrutar do membro que está prestes a morrer. Logo, apesar de alguns dos contos existentes terem um tom perturbador, a lenda não sugere que Banshee seria a causa da morte.

A origem do mito

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

É difícil precisar com exatidão quando a lenda de Banshee teria sido criada, já que se trata de uma personagem milenar. Quase todos os sobrenomes de mulheres apontadas como banshees possuíam prefixo de origem gaélica, sugerindo sua ligação com os povos celtas insulares.

As histórias mais antigas a respeito delas remontam o século VIII, e tratam de relatos sobre mulheres que cantarolavam músicas tristes como lamentação à morte de alguém, não necessariamente com quem possuíssem relação.

Na mitologia, eram vistas como pecadoras por aceitarem bebida alcoólica como pagamento pela cantoria. Muitas histórias foram escritas sobre elas durante a Idade Média, ajudando a perpetuar o mito entre o povo irlandês.

Banshee: boa ou má?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

As banshees têm personalidades que variam de acordo com a história e quem a conta. Esse fator dificuldade que haja consenso. Por exemplo: algumas das descrições existentes a respeito do ser mitológico apontam ser vingativa e odiosa.

Contudo, também existem histórias que as descrevem como belas criaturas, cujas canções exprimiam amor e preocupação com as famílias pela morte iminente de um parente. Nos filmes e na cultura popular, é mais comum vê-las como assustadoras, representações de um medo íntimo da morte. Por essa razão, os contos envolvem gritaria, tortura e desespero, levando as pessoas até mesmo a enlouquecer.

Em 1959, um filme da Disney retratou um desses seres. A Lenda dos Anões Mágicos era uma reunião de diversos elementos do folclore irlandês, especialmente os leprechauns. Na reta final da trama, uma Banshee aparece para levar a alma de uma personagem. Maneira curiosa de eternizar a lenda no imaginário popular.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: