Ciência
27/08/2021 às 03:00•2 min de leitura
Aprender um novo idioma vai muito além do que apenas compreender uma nova língua, é sobre saber interpretar a cultura do outro país e preservar a riqueza do seu passado.
Para ajudar a conservar o maior número de línguas possível, oferecemos, para os nossos 500 milhões de usuários no mundo e 30 milhões no Brasil, cursos de idiomas ameaçados de extinção. São línguas que têm poucos falantes, com pequenas chances de serem transmitidas para as gerações seguintes, e podem perder todos os seus falantes nativos, como o havaiano, navajo, escocês gaélico, irlandês, galês e guarani.
O curso mais recente lançado foi o de iídiche para falantes de inglês, que ensina o idioma judaico amplamente usado antes do Holocausto e que chegou a ter 13 milhões de falantes — hoje são cerca de 600 mil.
E tem sido um sucesso: o galês foi o idioma que mais cresceu no ano passado no Reino Unido, com um aumento de 44% de novos alunos, e o irlandês foi o que mais cresceu na Irlanda, com um aumento de 42% de novos estudantes. Nos cursos de irlandês e escocês gaélico, por exemplo, há mais pessoas aprendendo no app do que falantes nativos. Os dados são do Duolingo Language Report, relatório anual sobre o aprendizado de idiomas no mundo.
A boa notícia é que continuamos a expandir nosso catálogo — na Duocon, nossa conferência anual de novidades e lançamentos que aconteceu no último dia 20/08, anunciamos que mais 5 cursos de idiomas minoritários estão sendo desenvolvidos e serão incluídos na plataforma: maori (Nova Zelândia), crioulo haitiano (Haiti), tagalo (Filipinas), e zulu e xhosa (África do Sul).
Antes de disponibilizarmos essas línguas e suas ricas culturas no Duolingo, ajudando a preservar toda sua história, os cursos de línguas minoritárias precisam ser elaborados. Para isso, quem nos ajuda são colaboradores destas comunidades, que têm paixão pela sua cultura e desejam manter o idioma vivo e acessível para as novas gerações.
Com o curso pronto, são adicionados os elementos de gamificação e Inteligência Artificial, que proporcionam uma experiência única a cada aluno, fazendo o aprendizado de idiomas ser divertido, efetivo e personalizado, com exercícios com o nível de dificuldade ideal para os usuários.
Que tal começar a aprender um idioma ameaçado de extinção hoje?
***
Analigia Martins é Diretora de Marketing no Brasil do Duolingo, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e no Google Play. Responsável por aumentar a notoriedade e o crescimento do Duolingo no Brasil, segundo maior mercado da empresa, a executiva tem 20 anos de experiência em marketing de serviços, especialmente na área de Educação, no Brasil e nos Estados Unidos. Analigia é pós-graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard e Bacharel em Publicidade pela Fundação Cásper Líbero.