Como surgiram os lacres das latinhas de alumínio?

23/07/2023 às 05:002 min de leitura

Seja você é um amante de cerveja ou apreciador de refrigerantes, é bem provável que o som do lacre de uma latinha de alumínio sendo aberto seja uma sensação deliciosa. Afinal, é basicamente como se a vida estivesse dando um sinal de que você está prestes a se refrescar. 

Os chamados "abridores de abas" que dão o charme para as coroas das latas surgiram há 60 anos nos Estados Unidos e desde então tornaram-se uma tendência mundial. Quer saber mais sobre a história dessa simples, mas eficiente, invenção? Então fica de olho nos próximos parágrafos!

Início dos abridores de latas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Preocupado com a deterioração das rações de suas tropas durante a Revolução Francesa, em 1795, Napoleão Bonaparte ofereceu um prêmio de 12 mil francos para quem conseguisse criar um objeto capaz de preservar os alimentos. O chef francês Nicolas Appert, 15 anos depois, foi quem saiu vitorioso da competição ao inventar o primeiro recipiente de vidro hermeticamente fechado.

Naquele mesmo ano, o inventor inglês Peter Durand patenteou as primeiras latas de ferro revestidas com estanho. Assim, a indústria de alimentos estava tomando novos moldes. As primeiras latas eram abertas com cinzel e martelo. Essa técnica continuou até meados do século XIX, quando o inventor norte-americano Ezra J. Warner, percebendo uma necessidade, criou o primeiro abridor de latas.

O objeto nada mais era do que uma lâmina que cortava um círculo ao redor da borda da tampa, deixando um rastro afiado de metal por onde passava. A invenção de Warner auxiliou os Estados Unidos durante a Guerra Civil e deu brecha para a criação dos abridores de lata mais modernos, que foram patenteados por Charles Bunker em 1926.

Diversas tentativas da modernidade

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Desde que os abridores de latas foram criados, surgiu a necessidade das latas de alumínio já virem do mercado com um método para abrir embutido em seu design. A primeira tentativa foi feita por Ermal Fraze, por volta da década de 1950, com a ideia de criar uma espécie de "zíper" para a parte superior das latas.

Contudo, o método seguia criando bordas afiadas que machucavam a boca daqueles que tentassem consumir qualquer líquido nesses objetos. Além disso, muitos casos de ingestão acidental dos anéis de latas de cerveja e refrigerante foram relatados pelo The New York Times em 1974, os quais ficavam alojados no esôfago dos consumidores — que precisavam de cirurgia imediata. 

Em 1976, no entanto, Daniel F. Cudzik patentetou o "Stay-on-Tab", a aba dobrável que conhecemos hoje em dia. Dessa forma, não era mais necessário arrancar a tampa completa das latas, uma vez que bebidas teriam agora um orifício pré-determinado em seu design. Aproveitando o movimento de Cudzik, Fraze decidiu criar sua própria versão desse tipo de modelo no ano seguinte, e uma batalha de patentes foi criada.

Por mais que Cudzik tenha sido o primeiro a realmente desenvolver o conceito que conhecemos sobre as latas de alumínio hoje em dia, Fraze segue sendo conhecido historicamente como o progenitor dos lacres no design e quem abriu as portas para que o mercado evoluísse. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: