Ciência
30/07/2023 às 05:00•2 min de leitura
Já imaginou morar em um castelo? Essas construções sozinhas já são imponentes o suficiente e costumam virar símbolo de toda uma região. Inclusive, muitos desses projetos arquitetônicos carregam consigo histórias longas e variadas, o que os deixa ainda mais bonitos do que realmente são.
No entanto, castelos não são todos construídos no mesmo molde. Enquanto alguns são inspirados por alguma vanguarda artística ou modelos de construção famosos em suas épocas, há aqueles que simplesmente fogem do padrão. Veja só cinco castelos pelo mundo que se destacam por serem completamente incomuns!
(Fonte: Getty Images)
O Burj Al Babas, na Túrquia, não é apenas um castelo, mas sim um conjunto habitacional de luxo feito onde cada proprietário tem seu próprio castelo em miniatura. Contudo, o espaço acabou se tornando uma verdadeira cidade fantasma depois que o seu desenvolvedor declarou falência em 2019 e abandonou o local.
Na época, 587 dos 732 castelos de três andares haviam sido construídos e 350 deles já haviam sido vendidos, custando entre US$ 370 mil e US$ 530 mil. Um azar para quem decidiu investir nessa empreitada.
(Fonte: Internet/Reprodução)
Já imaginou juntar o luxo de um castelo com a modernidade da arte de rua? Esse é o conceito que carrega o Castelo de Kelburn, na Escócia. Embora pareça apenas um típico castelo escocês em sua maior parte, o lado sul do edifício é coberto por grafites brilhantes em estilo de desenho animado.
O projeto artístico foi concebido por quatro brasileiros: Nina Pandolfo, Nunca e Os Gêmeos. Foram necessárias 1,5mil latas de tinta spray para concluir a pintura, feita em 2007. Ela deveria durar apenas alguns anos, mas tornou-se tão popular que permanece intacta até hoje.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Diferente de qualquer coisa que você já viu por aí, Le Palais Idéal é uma bizarrice arquitetônica tão grande que chega a ser elegante. O mais impressionante de tudo é que o castelo foi construído por apenas uma pessoa: um carteiro chamado Joseph Ferdinand Cheval.
Segundo a lenda, Cheval teria tropeçado numa pedra estranha, mas bonita, enquanto fazia seu trabalho. Isso o inspirou a juntar outras pedras parecidas e construir um castelo feito delas. Demorou 33 anos para que a edificação fosse concluída, sendo finalmente erguida em 1912 na cidade de Hauterives, na França.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O fato de um castelo ser construído perto da beira do mar não é algo tão extraordinário assim. Contudo, poucos parecem estar em uma situação tão precária quanto o Ninho da Andorinha, na Criméia, que se projeta sobre o Mar Negro.
Este castelo, relativamente pequeno com seus 20 metros de comprimento e 10 metros de largura, estende-se além da borda do penhasco de 40 metros de altura. Atualmente, o edifício de pedra, que nasceu em 1911, abriga um famoso restaurante na região.
(Fonte: Internet/Reprodução)
Se o assunto é castelos incomuns, como deixar de fora da lista o menor castelo de toda a Europa? Conhecido como Castelo do Eremita, a estrutura construída na Escócia foi feita por David Scott em 1950. O pequenino edifício está localizado na costa noroeste do país e foi construído por Scott sozinho durante seis meses.
O construtor, então, passou um fim de semana na estrutura e decidiu abandoná-la de uma vez por todas. Qualquer que seja a explicação por trás dessa ideia maluca, uma coisa é fato: o castelo não possui mais uma porta, o que significa que os visitantes podem explorá-lo livremente e conhecer seus aposentos.