Artes/cultura
15/08/2023 às 14:00•1 min de leitura
No início dos anos 1990, ficou muito popular uma música da cantora Marina Lima chamada À Francesa. Neste momento, muita gente no Brasil começou falar sobre "sair à francesa", sem saber direito a que estava se referindo.
Mas você sabe o que quer dizer a expressão "sair à francesa"?
(Fonte: GettyImages)
Em artigo da revista Veja, o escritor e jornalista Sérgio Rodrigues explica que sair à francesa é uma locução que quer dizer "ir embora de um evento social sem se se despedir, e sendo muito discreto, tentando não ser notado".
O mais curioso é que essa expressão tem variações de acordo com os países. Na França, por exemplo, fala-se filer à l’anglaise, ou seja, “sair à inglesa”. Já nos Estados Unidos, diz-se "sair à irlandesa" — e credita-se então às pessoas da Irlanda a tendência de sair de fininho.
Por isso mesmo, há diferentes explicações sobre a origem da expressão. De acordo com o filólogo Antenor Nascentes, no livro Tesouro da fraseologia brasileira, a locução teria surgido por conta do espanto que os franceses teriam da saída seca dos ingleses em eventos sociais, por serem mais práticos e sem cerimônia.
Em razão da relação de amor e ódio que França e Inglaterra mantinham entre si, os franceses acabaram replicando o comportamento no século XVIII, quando virou moda por lá.
Já o "sair à irlandesa" (que também aparece na variação "despedida irlandesa") é uma expressão que teria surgido nos Estados Unidos na época da Grande Fome da Batata na Irlanda, ocorrida no século XIX. Por conta disso, houve um êxodo do povo irlandês, e muitos deles foram parar na América.
Uma das explicações para a origem da expressão americana é que, por beberem muito, os irlandeses teriam o hábito de fugir rapidamente de uma festa ou um bar para evitar o constrangimento.