Seja o primeiro a compartilhar

Por que os cães 'escavam' a cama antes de deitarem?

Se você tem um cachorrinho de estimação, é bem provável que já tenha notado um comportamento curioso do seu pet: na hora de se deitar na cama, os cães têm costume de tentar escavar o colchão antes de finalmente se acomodarem. Quando um cachorro tenta cavar um buraco no quintal, podemos até entender — apesar de ficarmos irritados —, mas qual o motivo deles fazerem isso dentro de casa?

Se você observar o seu animal de estimação arranhando furiosamente a cama, o sofá ou o carpete do seu domicílio das próximas vezes, saiba que isso provavelmente é um reflexo causado pelo instinto de sobrevivência que sobrou de seus antepassados selvagens!

Cachorros escavando

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Na natureza, podemos observar que os lobos também são animais que gostam de cavar um local antes de se deitarem sobre ele. Porém, esse comportamento é extremamente mais prático ao ar livre. A regulação da temperatura é algo essencial na natureza e cavar um buraco durante uma noite fria ajuda esses animais a se manterem aquecidos. Já em dias quentes, cavar um leito de solo fresco abaixo da superfície escaldante tem o efeito oposto.

Mesmo que os lobos se sintam confortáveis em termos de temperatura, encontrar um lugar para dormir traz benefícios adicionais para a sua sobrevivência. Por exemplo, um buraco, mesmo que raso, lhes dá um lugar para se esconder e para que possam dormir em paz, sem serem atrapalhados por outras criaturas.

Essa ação, por outro lado, não é tão útil assim quando a cama de cachorro é feita de tecido em vez de terra. De todo modo, isso não vai impedir que o seu pet satisfaça os seus instintos animais quando se prepara para adormecer. 

Busca pelo conforto

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Por mais que o ato de escavar seja um reflexo de seus ancestrais, existe outra provável explicação para o fato dos cães cavarem a cama antes de dormir: uma noite de sono com mais conforto. Quando um cachorro está arranhando uma almofada, ele pode simplesmente estar tentando preparar um local mais confortável para se deitar.

Isso é muito parecido quando você se deita e fica afofando seus travesseiros para encontrar uma posição mais cômoda e gostosa antes de uma noite revigorante de sono. Sendo assim, não podemos julgá-los por quererem dormir melhor, não é mesmo? 

Contanto que esse comportamento não pareça obsessivo e que não esteja arruinando qualquer objeto almofadado de sua casa, não há grandes motivos para você se preocupar. E se o seu animal de estimação estiver simplesmente destruindo todas as camas que você compra para ele com certa frequência, então talvez seja melhor você considerar investir em um produto que resista aos ataques caninos antes do sono. Afinal, você também não gostaria de estar dormindo em um colchão desconfortável todas as noites de sua vida!

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.