Seja o primeiro a compartilhar

7 dicas para ter melhores noites de sono

Dormir é uma das melhores coisas do mundo, não é mesmo? Mas não é sempre que conseguimos ter uma noite de sono ideal. Responsável por garantir a preservação da imunidade e mesmo reduzir a chance de desenvolver doenças como pressão alta, o sono vai muito além de garantir aquele descanso tão merecido. Confira 6 dicas importantes para dormir melhor.

1. Respeite as horas de sono

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Há algumas pessoas que ficam prontas para enfrentar um novo dia após 6 horas de sono, mas é preciso ficar de olho. O ideal é ver se o repouso noturno realmente está sendo o suficiente e se a sonolência, cansaço e mau humor não aparecem durante o dia. O recomendado continua sendo dormir cerca de 8 horas por noite – sem ficar ativando o modo soneca, viu?

2. Prepare o quarto para uma boa noite de descanso

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

As distrações ou mesmo a desordem podem ser inimigas de quem deseja dormir bem. Por isso, até mesmo deixar a TV no quarto pode ser arriscado. O ideal é transformar o quarto num ambiente destinado exclusivamente para o repouso, o que significa escolher colchão, travesseiro e cobertores confortáveis.

3. Crie uma rotina de sono

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Se render àquele cochilinho pode não ser uma boa, principalmente porque a chance dele se estender por longos períodos é gigantesca. Ter um horário definido para dormir e ter um quarto preparado para repousar é uma forma poderosa de dormir rapidamente, afastando a temida insônia.

4. Fique de olho na alimentação

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Ver aquele filme no final da noite pode ser muito melhor com um lanche e refrigerante, mas é necessário se atentar. Consumir alimentos com alto teor de sódio, açúcar, gordura e mesmo cafeína pode atrapalhar a hora de dormir. Mesmo o álcool, que também pode dar maior sonolência, é um dos principais responsáveis por interromper o sono durante a noite. Então todo cuidado é pouco!

5. Atenção ao uso de eletrônicos

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

O celular pode ser um dos maiores inimigos da produtividade e também do sono! Os celulares, tablets e monitores emitem luz azul, responsável tanto por causar cansaço e desconforto ocular quanto por reduzir a produção do hormônio do sono, a melatonina. Isso prejudica na hora de dormir, ou seja, para garantir a qualidade do sono, vale a pena desligar a TV e aparelhos pelo menos 1 hora antes de deitar, para evitar ter dificuldade para repousar e não afastar a sonolência.

6. Faça algo relaxante

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

O dia a dia de trabalho e estudo pode ser puxado ao ponto de não sobrar tempo para fazer algo relaxante. E mesmo seguindo as outras dicas, ainda pode ser difícil repousar adequadamente. Por isso, tão importante quanto cultivar hábitos que ajudem o corpo a dormir sem interrupções, é importante se dedicar a um tempo para ajudar a mente e o corpo a relaxarem. Isso pode ser feito de diversas formas, seja tomando um chá sem pressa, fazendo uma leitura leve ou ouvindo músicas mais calmas. O importante é reservar um período para relaxar.

7. Descubra o que funciona melhor

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

E claro, praticar atividades físicas e cultivar hábitos saudáveis também desempenham um papel essencial para uma boa noite de sono. O importante é analisar o que funciona e produz melhores resultados a longo prazo. Afinal, investir num sono de qualidade também significa ter mais saúde, alegria e disposição para viver.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.